Pular para o conteúdo

Tuberculose em pacientes com HIV: sintomas, tratamento e prevenção


Tuberculose em pacientes com HIV

Esta animação descreve as interações entre a tuberculose (TB), o vírus da imunodeficiência humana (HIV) e o sistema imunitário.

  • Tebe ativa
  • HIV
  • Célula branca do sangue

Embora as bactérias da tuberculose e do HIV sejam completamente diferentes, quando alguém é afetado por ambos, eles podem trabalhar juntos para afetar ainda mais a sua saúde. Por exemplo, as pessoas que vivem com o HIV são 20 a 30 vezes mais propensas a ter TB do que as pessoas sem HIV. Isso ocorre porque o HIV enfraquece o sistema imunológico, tornando mais fácil para as bactérias da tuberculose sobreviverem em seu corpo.

A TB e o HIV juntos enfraquecem o sistema imunológico ainda mais, fazendo com que uma pessoa fique doente mais rapidamente. Por exemplo, o HIV acelera a progressão da TB latente para TB ativa, mesmo quando você tem a bactéria da tuberculose, mas não tem sintomas.

A TB ativa é quando você tem ambos as bactérias e os sintomas e pode infectar outras pessoas. As bactérias da tuberculose são espalhadas através do ar quando uma pessoa infectada com TB ativa tosse, fala ou canta, por isso não é difícil de transferir de pessoa para pessoa. Ter tuberculose e HIV juntos complica a detecção, diagnóstico e tratamento dessas infecções, tornando-se fundamental trabalhar muito estreitamente com o seu médico ou profissional de saúde para o tratamento de TB e HIV.

Tratamento de TB e HIV

Apropriadamente tratar o HIV vai ajudar a reconstruir seu sistema imunológico, que é sua principal defesa contra a TB. Às vezes, isso fará com que os sintomas da TB sejam mais aparentes ou graves porque seu sistema imunológico está lutando contra a infecção. Ao iniciar medicação para HIV, você deve certificar-se de informar cada novo sintoma ao seu médico e certifique-se de não interromper o tratamento.

Quando alguém tem HIV, o teste para ver se eles têm TB torna-se muito mais difícil. A TB é muitas vezes diagnosticada pela observação de sintomas, usando raios-x dos pulmões e através de testes de diagnóstico. As pessoas que vivem com HIV e também estão afetados podem ter poucos ou nenhum sintoma da tuberculose e terão um exame de tórax normal. Eles também podem ter o que é chamado de resultado falso negativo.

Um falso negativo é quando a pessoa está infectada, mas com testes de diagnóstico não pode detectá-la. Para evitar um resultado falso negativo, recomenda-se que os trabalhadores de saúde usem um teste genexpert quando olham para a tuberculose em pessoas vivendo com HIV. Embora o teste genexpert seja mais caro, é mais preciso nesse caso. Pergunte ao seu médico se este teste está disponível.

O tratamento da TB e do HIV juntos pode complicar o tratamento. Algumas das drogas utilizadas para tratar a TB podem interagir com os medicamentos usados no tratamento do HIV, tornando-os menos eficazes. O seu médico saberá quais os medicamentos usar em pessoas vivendo com TB e HIV.

Como você pode dizer a partir dessa animação, a interação entre a tuberculose e o HIV não é simples. Se você tem HIV, isso significa que você tem que trabalhar muito estreitamente com o seu médico ou profissional de saúde para determinar se e quando deve ser testado para TB, enquanto monitora sua saúde.

Da mesma forma, se você tem HIV e TB, você vai precisar trabalhar estreitamente com o seu médico ou profissional provedor de saúde para identificar o melhor conjunto de medicamentos para tratar eficazmente ambos. Sempre certifique-se de tomar o seu tratamento exatamente como o seu médico aconselhou. Isso é muito importante para o seu curto prazo e de saúde a longo prazo.

Os profissionais de saúde estão lá para ajudá-lo em situações como essas. Eles querem ajudá-lo a seguir o seu tratamento e alcançar o sucesso e ficar melhor.

Fonte
Tuberculose em pacientes com HIV em português (sotaque de Moçambique) por SAWBO™ Scientific Animations Without Borders