Sabe quando você começa a treinar direitinho, cria uma rotina de treino, está treinando há vários meses e nem precisa mais fazer tanto esforço assim para ir treinar, já está empolgado? Como evoluir, faz vários amigos e não quer mais parar com medo de voltar a engordar, com medo de ficar fraco, com medo de desistir? Isso é muito comum e vejo com muita frequência nas academias.
A maior parte dos atletas amadores e das pessoas que estão treinando e atletas profissionais, quando sentem alguma dor, vão procurar a ajuda de um médico, fisioterapeuta ou de algum profissional de saúde que seja especializado em dor.
O que acontece é que, na maior parte das vezes, eles começam a tomar um comprimidinho mágico que é um anti-inflamatório. Esse medicamento vai tirar toda a inflamação além daquela região que está inflamada porque ele está com algum problema. A grande questão é que esses remédios, além de tirar inflamação, também têm analgésicos para tirar a dor que te deixar bem melhor.
Agora, quando você está tomando esse medicamento e está sem dor, não é sinal que o seu novo disco ou que sua articulação esteja curada. Muitas vezes, a dor está mascarada ou anestesiada. E se você continuar treinando durante esse tratamento com a mesma intensidade, a mesma musculatura, a mesma articulação, a probabilidade que a lesão piore é muito grande.
Muitas pessoas que estão nesse processo de tomar um anti-inflamatório acabam não dando aquele efeito porque continuam treinando igual. Acabam fazendo alguma infiltração ou injetando anti-inflamatório dentro da articulação, prescrito pelo médico. E garanto que o médico vai falar a mesma coisa que ele falou com ele: prescreveu o anti-inflamatório via oral.
Assim, olha, diminua a intensidade. Vai fazer uma fisioterapia, enquanto isso. Não é mesmo?
Só que a maior parte das pessoas, depois que fazem uma infiltração, tiram aquela pressão e processo inflamatório, e também tirar a dor durante o efeito do medicamento, antes de estar curado, treinam da mesma intensidade. E daí vai parar lá no centro cirúrgico, tendo que fazer uma cirurgia para corrigir um problema que muitas vezes era muito simples, só precisava de um repouso específico. Lesionei, mas quero voltar a competir, quero voltar a treinar o mais rápido possível.
Primeira dica: siga à risca a recomendação do seu médico. Se ele mandou você tomar o remédio de 8 em 8 horas, tome de 8 em 8 horas. Se ele mandou você colocar gelo na articulação três vezes ao dia, coloque gelo três vezes ao dia. Ele pediu repouso, faça o repouso nessa situação. Mas isso não quer dizer que você tem que parar de treinar.
Você precisa fazer um repouso naquela região. Portanto, pergunte para o seu médico se você pode fazer outra atividade complementar para melhorar uma outra capacidade física. Por exemplo, se você é tenista e machucou seu ombro, você pode fazer um treinamento para membros inferiores, por exemplo. Tem na força, flexibilidade nas suas pernas. Ou mesmo melhorar sua capacidade aeróbica, você pode pedalar uma bicicleta ergométrica, por exemplo.
Assim que você voltar para a sua atividade, você vai estar ali com condicionamento aeróbico melhor. Com uma flexibilidade nas suas pernas melhores e também com uma força maior nas suas pernas. Então, você pode trabalhar outros grupos musculares.
Além disso, a maior parte das lesões vem por falta de força muscular naquela região que não deu uma sustentação adequada ou mesmo falta de flexibilidade. Existe algum músculo encurtado que está sobrecarregando alguma articulação ou mesmo algum músculo. Então, trilhas de flexibilidade, treinos de força, vão prevenir lesões futuras em outras regiões do seu corpo.
E faça fisioterapia e faça todo o tratamento prescrito pelo seu médico. Evite pular uma parte do tratamento, porque se não tem um risco muito grande de você ir lá pra mesa da cirurgia. E é a coisa que a gente não quer e que vai demorar muito mais tempo para você se recuperar. Portanto, tenha paciência, treine outras atividades físicas e descanse. É fundamental para você ter resultado.
Se você gostou desse vídeo, deixe um like aqui embaixo e siga o canal, pois todas as semanas tem vídeos que, com certeza, vão te ajudar.
Fonte: Posso TREINAR com DOR muscular? Como fazer treino de musculação com dor no joelho? por Aurélio Alfieri