Pular para o conteúdo

Tratamento da amigdalite aguda: Antibiótico é sempre necessário?

Amigdalite – Entenda mais sobre essa condição

Olá, meu nome é Dr. Paulo Mendes Júnior e sou médico otorrinolaringologista. Muitos pacientes procuram por consultas presenciais no consultório ou por consultas online por telemedicina devido a infecções de garganta, que são as amigdalites.

O que são as amígdalas?

As amígdalas são órgãos de defesa, que são as glândulas que ficam lá atrás na garganta, de um lado e de outro. Elas podem causar incômodo e, às vezes, são frequentemente maiores do que o normal. Geralmente, elas ficam escondidas do lado, mas às vezes podem aumentar de tamanho, encostar uma na outra, ou até mesmo ficar no meio da garganta. Se forem muito grandes, podem favorecer a respiração pela boca, ronco e também dificuldade para falar e comer. Se for uma criança pequena, isso pode afetá-la ainda mais.

Infecções de garganta e amigdalites

A grande maioria das amigdalites são virais, ou seja, amídala inchada e dor de garganta. Nesses casos, não haverá formação de camada branca ou placas de pus, e, portanto, não será necessário antibiótico. Alguns pacientes sofrem com amigdalite bacteriana, que causa dor de garganta intensa, dor no corpo, febre e formação de pontos purulentos. Nesses casos, é necessário o uso de antibióticos. No entanto, nem toda amigdalite é sinônimo de antibiótico. A grande maioria é viral, e tomar antibiótico por conta própria pode ser prejudicial, além de gerar gastos desnecessários.

Cirurgia de amígdalas

Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária quando as amígdalas são muito grandes e atrapalham a respiração, causando ronco, ou ainda, quando têm aquelas massinhas brancas meio amareladas que geram mau hálito e um gosto ruim na boca. Se não resolver com enxaguante bucal, ou se o paciente tiver três a quatro episódios de infecções de amigdalites bacterianas, a cirurgia pode ser indicada.

Retirada das amígdalas

Algumas pessoas questionam se retirar as amígdalas fará falta ou não. É importante entender que, se retirarmos as amígdalas e o paciente continuar tendo infecções de garganta, ele pode ter mais problemas, como faringite e laringite. Portanto, é importante procurar um médico otorrinolaringologista para orientá-lo sobre o melhor tratamento.

  • Para casos de amigdalite viral: não é necessário antibiótico;
  • Para casos de amigdalite bacteriana: é necessário o uso de antibióticos;
  • Para casos de infecções de garganta frequentes: pode ser indicada a cirurgia de amígdalas;
  • Consulte um médico otorrinolaringologista para saber qual o melhor tratamento para o seu caso.

Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre amigdalites. Até mais!

Fonte
Como tratar amigdalite aguda bacteriana e viral ? Precisa sempre de ANTIBIÓTICO? por Dr. Paulo Mendes Jr – Otorrino em CuritibaliveBroadcastDetails{isLiveNowfalsestartTimestamp2022-02-03T231510+0000endTimestamp2022-02-03T232033+0000}