Pular para o conteúdo

Tipos de vitiligo: como identificar e entender o seu?

Formas Clínicas de Vitiligo

O vitiligo é uma doença autoimune que afeta cerca de 1% da população mundial e possui três formas clínicas distintas:

  • Vitiligo Segmentar
  • Vitiligo Não Segmentar
  • Vitiligo em Determinadas

O vitiligo segmentar é uma mancha que geralmente fica restrita a uma determinada região onde tem uma enervação de um determinado ramo neural. Pode ocorrer na face, principalmente atingindo a região mentoniana ou a região mandibular, na região torácica ou em forma segmentar atingindo uma região do braço ou da perna. Geralmente, a forma segmentar é mais comum em crianças e adolescentes, embora possa ocorrer em qualquer idade.

O vitiligo não segmentar, por sua vez, envolve todas as outras formas de vitiligo, sendo que para efeito de abordagem terapêutica, podemos dizer que ele pode se manifestar de forma mais localizada, geralmente atingindo apenas uma região com cerca de uma a quatro manchas, forma mais generalizada, com as manchas distribuídas por uma região mais extensa da superfície cutânea, geralmente com uma disposição simétrica, ou forma universal, quando há mais de 70 a 80% de despigmentação da pele.

É fundamental realizar um exame completo da pele para identificar a forma clínica de vitiligo de uma pessoa. Geralmente, utilizamos uma lâmpada especial chamada lâmpada de Wood para evidenciar manchas que ainda não são visíveis ao olho nu. Com isso, conseguimos classificar a doença e definir a abordagem terapêutica mais adequada.

Esperamos que este vídeo educativo e informativo tenha esclarecido suas dúvidas sobre as formas clínicas de vitiligo. Se quiser saber mais, entre em contato com o Dr. Celso, dermatologista especializado no assunto.

Se gostou do conteúdo, inscreva-se no canal e ative as notificações para não perder nenhum vídeo. Siga-nos nas redes sociais e confira nossas atualizações.

Fonte
TIPOS DE VITILIGO- COMO SABER QUAL É O MEU?! por HELLO NICs