Exemplos de superação de doenças auto-imunes
Você vai ver exemplos de pessoas que descobriram que tinham doenças auto-imunes, aquelas provocadas por falhas na defesa do organismo, mas encontraram forças para superá-las. Além disso, são pessoas que usam seu próprio exemplo para ajudar quem ainda não sabe como lidar com esse diagnóstico.
- Desde que descobriu o vitiligo, esta blogueira buscou alternativas para recuperar a autoestima e retomar a rotina. É importante saber que isso é apenas uma despigmentação da pele, que não tem problema e não é uma doença grave. Buscando alternativas à maquiagem pesada para tentar cobrir as manchas, ela passou a compartilhar dicas e ensinar como fazer maquiagens que cubram as manchas causadas pela doença. No canal de vídeos que mantém na internet, Cíntia dá dicas e ensina como fazer maquiagens que cubram as manchas causadas pela doença.
- Diagnosticada com vitiligo há quase 20 anos, a modelo Mini Ralou conquistou o mundo ao não ter medo de expor parte do corpo sem pigmentação. A brasileira Eliane Medeiros também faz sucesso sem esconder as manchas pelo corpo. O vitiligo é caracterizado pela despigmentação da pele e atinge cerca de 1% da população mundial. As causas ainda são desconhecidas, mas já se sabe que fatores emocionais podem desencadear ou agravar a doença autoimune.
- A psoríase é outra doença autoimune e atinge mais de 125 milhões de pessoas no mundo todo, entre elas estão a socialite norte-americana Kim Kardashian, a atriz Cameron Diaz e a cantora Britney Spears. Ambas as doenças têm um grande impacto na autoestima do paciente e podem afetar a vida social. Tanto o vitiligo quanto a psoríase ainda não têm cura, apenas controle. É importante individualizar o tratamento do vitiligo, identificar, por exemplo, se é localizado para tratar com creme ou se é generalizado em todo o corpo.
Superando o diagnóstico de doenças autoimunes
Quando a pessoa descobre que tem uma doença autoimune, pode sentir que perdeu o chão e não sabe o que fazer. Mas é possível devolver a esperança e dar uma alternativa para a pessoa. Essa é uma das iniciativas mais gratificantes.
Cada paciente é único, e é importante que o tratamento seja individualizado. Existem diversos tipos de fototerapia que podem ajudar no controle das doenças autoimunes. É importante associar as modificações sistêmicas para um tratamento mais efetivo.
Fatores emocionais podem desencadear ou agravar as doenças autoimunes, por isso é importante cuidar da saúde mental e buscar alternativas para lidar com o diagnóstico. Com a ajuda de profissionais e de outras pessoas que já passaram pelo mesmo processo, é possível superar e conviver com as doenças autoimunes.
Código:
Fonte: Pessoas que sofrem com doenças de pele dão exemplo de superação por Fala Brasil