Sistema Cardiovascular
O sistema cardiovascular garante transporte de sangue rico em oxigênio e nutrientes para todo o corpo humano para alimentar os órgãos e se livrar do lixo que fica com seja de três tipos principais de vasos sanguíneos que formam um sistema fechado: as artérias, as veias e os capilares.
- Artérias: saem do coração
- Veias: chegam ao coração
- Capilares: interligam todos os órgãos
Esses três tipos de vasos sanguíneos compõem o conjunto de 100 mil quilômetros através de todo o corpo com uma matéria que transportam o sangue no sentido do coração para as veias dos órgãos e as veias dos órgãos ao contrário transportam em direção ao coração.
Todos os órgãos são ricamente irrigados por uma imensidão de pequenos vasos sanguíneos que seguem até os capilares. Os capilares são interligados em todos os órgãos. Então é o nível desses vasos que as trocas são feitas, trocam os nutrientes além de dióxido de carbono e oxigênio. O organismo se livra de dióxido de carbono e outros resíduos. O suprimento de sangue e as trocas são importantes e as trocas só são possíveis porque o sangue circula constantemente nos vasos. O sangue possuem movimento pelo coração que funciona como uma bomba, o motor da corrente sanguínea. O músculo ou kuyt particionado em cada contração ele impulsiona sangue nas artérias.
O Coração
O coração tem quatro cavidades com um lado direito e um lado esquerdo, cada um composto de um átrio e um ventrículo. O lado direito recebe sangue pobre em oxigênio e o lado esquerdo ao contrário, o sangue é enriquecido de oxigênio após sua passagem pelos pulmões. Cada contração impulsiona sangue a entrar nas artérias. Durante um batimento cardíaco normal do sangue pobre em oxigênio enviado de volta pelos órgãos entra no átrio direito através da veia cava. A contração do átrio direito passou pelo ventrículo direito que contraindo-se por sua vez envia o sangue aos pulmões através da velha pulmonar. Após sua passagem nos capilares dos alvéolos pulmonares o sangue é enriquecido com oxigênio e se livrou de seu dióxido de carbono. Então ele retorna ao átrio esquerdo deixado pela veia pulmonar. A contração do átrio esquerdo cresce no ventrículo esquerdo e impulsiona o sangue na aorta para ser distribuído nas artérias de todo o corpo. Este é o ciclo de vida para o corpo do ser humano que se repete infinitamente.
Inscreva-se em nosso canal de um clique em curtir e ative as notificações
Fonte: SISTEMA CARDIOVASCULAR / SISTEMA CIRCULATÓRIO por Flávio Miranda – Fisioterapia