Olá professores, tudo bom com vocês? Eu sou Anna Gouveia, coordenadora pedagógica e neuro psicopedagoga. E hoje eu trouxe 13 sintomas de TDAH, um transtorno que é muito comum e que é confundido como falta de educação ou como se fosse uma criança interessada por conta própria. Isso é muito preconceito, porque realmente é um transtorno que dificulta em muito a aprendizagem das crianças. Então, a gente tem que ter respeito.
Alguns sintomas são fáceis de extrair. É aquela criança que qualquer coisinha está distraindo, é uma borboleta que passou, o coleguinha que mexeu do lado, ela não consegue focar na atividade normalmente. Crianças muito agitadas não param quieta na cadeira, estão sempre andando e fazendo muita coisa no lado do povo, continuando a mexer aqui e ali. A criança é realmente muito elétrica.
Outro sintoma é a fala em excesso. Sabe aquela criança que não para de falar um minuto? Você está conversando contando algo, e ela não para de se intrometer querendo falar sobre isso ou aquilo. Realmente não consegue ficar quieta nem por dois segundos. E também a criança que está normalmente muito desorganizada. Ela não consegue deixar as coisas organizadas do jeito que nós, adultos, professores, mães e pais gostamos do jeito.
Enxaimel, é aquela criança sempre escalando os móveis da casa, sabe? Subindo em cima do sofá, entrando na onda das portas, escalando o guarda-roupa. Ela realmente precisa se movimentar muito e, com isso, acaba se machucando muito.
Outro sintoma é que a criança não tem noção de perigo. Por exemplo, subir no armário é algo perigoso, mas para ela que está muito agitada, ela precisa fazer aquilo. Não consegue ter noção do que é perigoso e do que não é.
Normalmente é uma criança com dificuldade em manter relações com pessoas, tanto adulto quanto com outras crianças. Normalmente, nós adultos não temos muita paciência com elas e ela não consegue se relacionar muito bem com os coleguinhas da sala.
Também o outro sintoma é uma criança sem paciência, que a parada esperando alguma coisa acontecer um minutinho que seja para ela já é muito. Com isso, ela também tem dificuldade em aceitar e acatar as regras em sala de aula. É muito comum ter visto porque não viu já tinha as regras da sala e ela tem uma dificuldade imensa em seguir aquelas regras e os combinados.
É aquela criança também está sempre balançando a mão e os pés. Normalmente, quando já adolescente, ela não fica mais levantando da cadeira, mas em compensação está sendo uma luta na mão, uma lanterna balançando para cá e para lá. Ela está sempre inquieta.
E outro sintoma que é bem comum com a criança ficando mais velha é aqueles comentários inoportunos. Ela não tem aquele filtro para saber o que pode falar, o que pode perguntar ou o que vai magoar o outro. Ela simplesmente pensa e já fala direto.
Fonte: 13 Sinais de TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade por Valecup Pedagogia