Olá amigos, tudo bem? Eu sou Domantônio Mello, médico cardiologista. Hoje vou falar um pouquinho sobre os principais sintomas que levam o paciente a procurar nosso consultório ou as emergências, em especial o sintoma de dor torácica.
Antes de começar a falar sobre isso, gostaria de pedir que se inscrevam no canal para recebem todas as notificações.
Um sintoma de dor torácica é basicamente um dos principais motivos que levam o paciente a procurar um médico. É claro que nessa região se encontram diversos órgãos de extrema importância, como o coração, o esôfago e ainda assim, às vezes, as dores de estômago também podem se comportar como se estivessem doendo no tórax.
Por isso, como os pacientes têm muito medo de ter problemas cardíacos, no geral já procuram diretamente um cardiologista. Mas quando é que a dor torácica realmente indica uma preocupação maior? É isso que a gente tem que saber avaliar melhor no paciente.
Então, quando o paciente entra no consultório, fazemos uma análise global desde os principais fatores de risco até a forma como o paciente chegou. É primordial inicialmente saber todos os fatores de risco que o paciente tem, como hipertensão, diabetes, tabagismo, histórico familiar de problemas cardíacos, sedentarismo, ganho de peso e hábitos alimentares ruins.
Além disso, a forma como o paciente apresenta a dor torácica é muito importante. A principal forma que o infarto se apresenta é aquela sensação de aperto no peito, que pode irradiar para a região cervical e membro superior esquerdo.
Mas essa não é a única forma de dor torácica. Ela pode se apresentar de maneiras atípicas, como náusea, tontura e falta de ar. Se o paciente chega com essa sensação de sofrimento, com vontade de vomitar, molhado de suor e com dor no peito, irradiando para a região cervical e membro superior esquerdo, é necessária uma atenção maior.
O paciente também deve ser encaminhado ao pronto socorro com urgência se ele tem sintomas de dor torácica repetidas vezes ou se apresenta sintomas atípicos que podem passar despercebidos.
Sempre que o paciente se incomodar com a dor, é importante investigar para que não haja complicações futuras.
Fonte: Que tipo de dor no peito pode ser infarto? por Dr Antonio Melo – Cardiologista