Pular para o conteúdo

Sintomas de gripe e resfriado: conheça os sinais mais comuns.


E quando se trata de viroses respiratórias, muita gente fica na dúvida: é gripe ou resfriado? Quais são as diferenças? O que é pior? Existe tratamento?
Nesse vídeo, eu vou responder a todas as perguntas para que você finalmente consiga diferenciar a gripe de um resfriado comum.
A gripe ou resfriado são doenças respiratórias causadas por vírus com algumas características semelhantes, sendo que às vezes é até impossível diferenciar as duas. O resfriado é extremamente frequente, sendo a doença aguda mais comum nos países industrializados. Na maior parte dos casos, ele é causado por um vírus do grupo dos rinovírus. Nas mais de 200 subtipos de vírus já foram identificados como causa do resfriado, exatamente por isso, o resfriado acontece em todas as estações do ano, de acordo com padrão sazonal de cada vírus. O período de incubação, ou seja, o tempo desde que você tem contato com o vírus até o momento que os sintomas aparecem, é de 24 a 72 horas na maior parte dos casos. A doença dura de 3 a 10 dias, mas pode durar até duas semanas, principalmente se o paciente for fumante. Os vírus causadores geralmente acometem o trato respiratório superior. Ou seja, a cavidade nasal, a faringe e a laringe. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas os mais comuns são a coriza, nariz entupido, dor ou irritação na garganta. Geralmente, a doença começa com uma irritação no nariz e na garganta e vai piorando nos dois a três dias seguintes, com o aparecimento de congestão nasal, coriza e espirros. O paciente pode ainda ter dor de cabeça, sensação de pressão nos ouvidos e na face, alterações do paladar e do olfato, tosse, rouquidão e febre baixa. A tosse geralmente surge depois da piora da congestão nasal e pode permanecer durante dias depois do fim de sintomas. A coriza é inicialmente clara, mas pode se tornar amarelada com a evolução da doença. É normal acontecer essa mudança do aspecto da coriza e não deve ser motivo para o uso de antibióticos e nem para o diagnóstico de sinusite. O paciente não fica muito debilitado e nem tem febre alta, e na maior parte das vezes, o resfriado não causa nenhuma complicação. O tratamento é basicamente de suporte, com o uso de anti-histamínicos, descongestionantes nasais, analgésicos e antitérmicos.
Já a gripe é uma doença causada pelo vírus influenza A e B e ocorrem surtos no mundo inteiro, geralmente durante o inverno. O período de incubação é bem parecido com o resfriado comum, variando de 1 a 4 dias. Mas, ao contrário do resfriado, os sintomas da gripe começam abruptamente, com febre, dores musculares, dores de cabeça e cansaço. A lente para secar, coriza e dor de garganta. Às vezes, o início dos sintomas é tão bruto que o paciente não consegue lembrar exatamente o momento em que eles começaram. A intensidade de sintomas é bastante variável. Às vezes a infecção por influenza se apresenta exatamente como um resfriado comum e outras vezes pode ser tão grave a ponto de causar a insuficiência respiratória e morte. A febre pode ser alta, chegando até a 41 graus, e durar até cinco dias. O cansaço e as dores musculares podem ser tão intensos a ponto da pessoa não conseguir sair da cama. Esse cansaço pode permanecer por várias semanas depois do fim dos sintomas, que costuma acontecer após 2 a 5 dias de doença. No caso da gripe, várias complicações podem ocorrer, sendo a pneumonia a mais comum. A pneumonia acontece com mais frequência em crianças ou idosos, pessoas com doenças crônicas do pulmão, alguma deficiência de imunidade e nas grávidas. Também pode haver acometimento do sistema nervoso central e do coração. Apesar de nos casos mais brandos a doença se auto limitar e sem necessidade terapêutica específica, como no caso de resfriado, nos casos mais graves, nos pacientes que pertencem ao grupo de maior risco de complicações, o tratamento com antivirais específicos deve ser iniciado o mais breve possível.
E você sabia que a gripe espanhola, uma pandemia que matou cerca de 50 milhões de pessoas no mundo todo em 1918, foi causada pelo vírus influenza H1N1 e se teve uma característica peculiar que foi a alta taxa de mortalidade em pessoas saudáveis entre os 20 e os 40 anos de idade? E até hoje não se sabe porque esse chip do vírus foi tão letal.
Se quiser saber mais sobre a gripe ou resfriado, acesse os links que estão aqui na descrição desse vídeo. Até a próxima.
Fonte: SINTOMAS DA GRIPE E DO RESFRIADO por MD.Saúde