Pular para o conteúdo

Saiba tudo sobre infecção urinária: causas, sintomas e tratamentos

A infecção urinária pode ser transmitida durante a relação sexual?

Essa é uma dúvida muito comum entre homens e mulheres. As infecções urinárias são mais comuns nas mulheres do que nos homens, mas essa é uma pergunta frequente tanto no homem quanto na mulher.

É muito comum recebermos no consultório uma mulher que teve uma relação sexual e logo depois começou com os sintomas de infecção de urina, como dor para urinar, dor embaixo da barriga e a sensação de querer urinar toda hora. Normalmente ela associa esses sintomas à infecção ter sido transmitida durante a relação sexual. O homem também pode ficar com algum sintoma de ardência para urinar e acabar associando isso à parceira.

Mas será que a infecção urinária pode ser transmitida durante a relação sexual? Para entender isso, é preciso saber que as infecções urinárias mais comuns são causadas por duas bactérias: a Escherichia coli e a Klebsiella. Essas duas bactérias correspondem a mais de 80% dos casos de infecção urinária tanto no homem quanto na mulher. Essa bactéria coloniza tanto o homem quanto a mulher, ou seja, está presente normalmente presente no trato gastrointestinal de todos os seres humanos.

As infecções urinárias comuns causadas por esses dois tipos de bactérias não são transmitidas durante a relação sexual. A relação sexual, principalmente para a mulher, é um fator de risco porque às vezes a bactéria está presente na própria vagina e durante o intercurso sexual ela acaba penetrando na uretra mais facilmente. Mas não é que o homem transmita a bactéria para a mulher, a bactéria já estava presente na vagina.

Existe somente um caso em que a infecção pode ser transmitida durante a relação sexual, que é no caso da gonorréia e da clamídia. Essas duas doenças sexualmente transmissíveis têm sintomas muito parecidos com os sintomas de infecção de urina, como dor para urinar e dor embaixo da barriga. A grande diferença é que normalmente sai uma secreção purulenta pelo canal uretral. Se uma mulher pegar a gonorréia e clamídia, ela vai começar a ter um corrimento pela vagina e secreção purulenta.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários que eu vou responder para você. No meu site, você encontrará diversos artigos sobre esse assunto e outros temas da urologia.

  • Não se esqueça de curtir o vídeo e se inscrever no canal.

Fonte
Infecção urinária é transmissível? por Dr. Tiago Guirro – Urologista