Informações sobre a Dengue
O Mosquito Aedes Aegypti
O Aedes Aegypti é um mosquito urbano que vive no interior ou a poucos metros das casas. É muito raro encontrar seus ovos em poças d’água acumuladas nas florestas e locais desabitados. Em contraste com os pernilongos que infernizam o sono dos seres humanos, o Aedes Aegypti é um mosquito que ataca de dia, principalmente ao amanhecer e no final da tarde. A maior dificuldade no combate a ele está no fato de que o mosquito se reproduz em qualquer recipiente que contém água, como baldes, pneus velhos, vasos de plantas, caixas d’água, calhas do telhado e até em simples tampinhas jogadas no quintal.
As principais medidas para evitar a proliferação do Aedes Aegypti em nossas casas são:
- Tampar os grandes depósitos de água, como caixas d’água e reservatórios;
- Tanques, piscinas e vasos sanitários que não são usados com regularidade podem servir de criadouros;
- Pneus velhos, garrafas de plástico e outros objetos deixados ao relento nos quintais das casas tornam-se criadouros do mosquito com maior facilidade;
- Lixo abandonado vira berçário de mosquito.
A Dengue
O vírus da dengue está espalhado pelo mundo todo. Hoje, cerca de 3 bilhões de pessoas vivem em contato com ele. Se o processo de disseminação entre a população inicia-se quando o Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da doença, pica um ser humano já infectado, mesmo que essa pessoa ainda não tenha desenvolvido a doença, a partir desse momento, o mosquito estará contaminado para sempre. Todas as pessoas que ele picar serão infectadas, embora nem todas fiquem doentes após a picada. O vírus fica de dois a seis dias na circulação. Nessa fase, a pessoa transmite o vírus com mais facilidade.
Os sintomas mais comuns da dengue são:
- Febre de início abrupto que vem do nada e logo atinge 39 graus;
- Fadiga intensa;
- Mal-estar;
- Dor de cabeça;
- Dores concentradas na região atrás dos olhos;
- Dores musculares fortes, principalmente nas costas;
- Dores nas juntas;
- Perda de apetite;
- Aparecimento de uma vermelhidão, um exantema, em determinadas áreas da pele;
- Náuseas, vômitos e diarreia são mais raros na dengue.
A dengue tem uma primeira fase que dura dois ou três dias, em que o doente melhora, e aí surge uma segunda fase em que ele pode piorar. Nessa segunda fase, as gengivas e o nariz podem sangrar. Os sangramentos não são exclusivos dos quadros de dengue hemorrágica. A dengue clássica também pode apresentar pequenas hemorragias.
Infelizmente, ainda não foi descoberto nenhum medicamento capaz de destruir o vírus da dengue. O tratamento se limita a combater os sintomas. Porém, há uma recomendação geral importantíssima: é crucial manter o corpo muito bem hidratado.
Menopausa
Quando os sinais mais visíveis de que uma mulher está entrando na menopausa é o aparecimento daquelas ondas de calor, é um caminhão de calor forte que deixa o rosto vermelho ao peito, geralmente acompanhadas de sudorese que molha roupa e que deixa a mulher muito constrangida, porque depois vem uma onda de frio, às vezes até com o calafrio.
Fonte
Medidas para evitar a proliferação do mosquito da dengue por Drauzio Varella