Pular para o conteúdo

Risco de intoxicação alimentar aumenta no Natal e Ano Novo: alerta de especialistas

Agora, um alerta importante para essa época de festas: é necessário prestar muita atenção nas condições de higiene, conservação e manipulação dos alimentos. O risco de contaminação e intoxicação pode estar dentro da sua cozinha e a Dona Helena já viu a filha passar muito mal por conta de uma infecção alimentar. Ela vomitava, tinha diarreia, o suor parecia que saía em bicas, assim dava para ver esguichado pela pele e ela desfalecendo, foi ficando amarela e eles, graças a Deus, ocorreram imediatamente no soro. Ela ficou com tremedeira e começou a melhorar. Depois, com a pandemia da COVID-19, ela decidiu redobrar os cuidados com os alimentos em casa. Depois da pandemia, eu estou usando água sanitária com frutas, verduras, legumes, com tudo que eu posso, inclusive até na hora de lavar a louça. Eu deixo alguma coisa com água sanitária, pois cerca de 600 milhões de pessoas adoecem e mais de 400 mil morrem todos os anos no mundo por conta de doenças transmitidas por alimentos. Foi pensando nisso que a USP divulgou isto e alisa as condições de higiene, manipulação e armazenamento dos alimentos aqui no Brasil e constatou a origem dessa contaminação: a cozinha de casa.

A Universidade de São Paulo ouviu cinco mil pessoas em todos os estados brasileiros e a conclusão é preocupante. Uma parcela considerável da população adota medidas inadequadas quando manipula os alimentos. 46,3 por cento afirmaram ter o hábito de lavar carnes na pia da cozinha. 24,1 costumam consumir carnes mal cozidas e 17,4 consomem ovos crus e mal cozidos em maioneses caseiras. O Gustavo foi parar no hospital depois de comer o molho estragado. Já passei mal, dor no estômago e no banheiro toda hora. Vomitar e tudo mais. Eu fui para o hospital. Eu fiquei com eu tinha intoxicação alimentar.

E essa especialista dá dicas que ajudam a evitar a intoxicação alimentar. Não deixe louça suja acumulada na pia. Não ter uma lixeira também ali em cima da pia, já que há o local onde a gente mais utiliza para fazer as nossas preparações. Jamais lavar frango e carnes em água corrente, quando fazemos isso, né? Vai espirrando água por todo o ambiente e espalhando os microrganismos, deixando tudo contaminado. Os ovos também não podemos lavar, porque a casca é porosa e em contato com a água, a bactéria da parte interna do ovo. No caso de frutas, legumes e verduras que serão consumidos crus, a recomendação é lavar com água corrente e deixar de molho numa solução clorada por no mínimo 10 minutos. Coloque algumas gotas de vinagre na água depois que eu lavar as verduras e deixe de molho por uma meia hora. Depois eu retiro e faço o tempero. Geralmente, quando eu chego em casa, eu lavo, coloco no vinagre, e depois deixo-os correr. Eu coloco no saquinho e deixo para congelar na geladeira. A carne, geralmente, eu chego em casa, lavo e coloco também no saquinho para congelar. Mas nada disso vai valer se não fizer o básico. A minha primeira dica é que você sempre lave suas mãos antes de manipular o alimento.

Fonte: Natal e Ano Novo: especialistas alertam sobre o risco de intoxicação alimentar por RedeTV