O câncer de pele e suas diferenças
É importante ressaltar que existe uma grande diferença na gravidade dos tumores de pele. Existem dois tipos principais: os tumores de pele não melanoma, mais comuns e de gravidade baixa, e os tumores de pele melanoma, mais graves e com chances de metástase e mortalidade considerável.
Tumores de pele não melanoma
Esses são os tipos de tumores mais frequentes na humanidade, sendo o câncer de pele não melanoma o mais comum. O número um é o carcinoma basocelular, um tumor considerado maligno, mas pouco agressivo e raramente metastático. Ele se origina nas células basais da pele e os principais fatores de risco são pacientes de pele clara com exposição solar abundante, radiação e tabagismo.
- Lesões com vasinhos na base e telangiectasias
- Presença de uma ulceração central que sangra facilmente ao toque
- Áreas expostas ao sol, como face, couro cabeludo, pescoço e dorso
- Pacientes que tenham algum tipo de trabalho com exposição frequente ao sol
Existem várias possibilidades de tratamento, desde tratamentos menos agressivos até cirurgias e radioterapia.
Tumores de pele melanoma
São mais graves e com maior chance de metástase e mortalidade. Os principais fatores de risco são exposição solar intensa e intermitente, histórico pessoal ou familiar de melanoma, presença de nevos atípicos e imunossupressão.
O diagnóstico é feito por biópsia e o tratamento varia de acordo com o estágio do tumor, podendo incluir cirurgia, radioterapia e quimioterapia.
Fonte
NÃO CONFUNDA CBC COM CEC ! CÂNCER DE PELE l HARDWORK MEDICINA por Hardwork Medicina