A história da evolução da doença causada pelo HPV
A exposição ao vírus HPV, especialmente aos subtipos 6, 11, 16 e 18, está associada ao câncer de colo de útero. A exposição ao HPV pode causar lesões precursoras, como as neoplasias intraepiteliais, e doenças ainda pré-invasoras, como as chamadas LESÕES CIN1, 2 e 3, que não são um câncer propriamente dito.
Diagnosticar a lesão antes que ela se torne uma lesão invasora é a melhor oportunidade de tratamento e de cura. O câncer de colo de útero é uma doença que pode ser prevenida, mas muitas vezes é difícil de ser detectada nas fases iniciais, porque a maioria das mulheres não apresenta sintomas.
Outros fatores podem estar relacionados ao desenvolvimento do câncer, como a atividade sexual iniciada em uma fase mais precoce da vida, o número de gestações (com mais de três gestações sendo considerado um fator de risco adicional), o uso de tabaco, outras doenças imunossupressoras e a exposição a outras doenças sexualmente transmissíveis.
Participe: inscreva-se no canal, compartilhe o vídeo e ajude a disseminar essas informações importantes para outras pessoas.
Fonte: O que leva uma mulher a desenvolver o Câncer de Colo de Útero??? por Não canse Na luta contra o câncer!