Estamos por aqui de novo! O Natal passou e agora surge a dúvida sobre como ficará o piso salarial da enfermagem. Hoje, uma matéria do Estadão causou alvoroço: o piso da enfermagem fica de fora do orçamento de 2023. Mas calma, que eu já te explico o que isso significa e se essa notícia é ruim para a enfermagem brasileira. Quer saber mais sobre esse assunto? Então fique comigo e acompanha esse vídeo!
Sejam bem-vindos e bem-vindas ao canal! Espero que vocês tenham passado um bom Natal e que estejam preparados e animados, porque emoções fortes teremos em 2023. O vídeo de hoje é rápido e sem enrolação. Eu vou comentar essa reportagem que movimentou bastante hoje os grupos de WhatsApp e diz o seguinte:
- As despesas previstas no pagamento do piso da enfermagem, alvo da emenda constitucional promulgada na última quinta-feira, dia 22, ficaram fora do orçamento de 2023.
E aí vem a polêmica, onde o deputado Mauro Benevides afirmou que alertou Marcelo Castro, do MDB do Piauí, que é Senador e ele que foi o relator da PEC da transição. Ele disse que não dava mais tempo e que a peça orçamentária foi votada no mesmo dia. Calma gente, que eu já te explico porque que não estava na orçamentária e porque nem precisaria estar na peça orçamentária para que a gente tenha o piso e que vire realidade ainda em 2023.
Primeiro que a PEC da transição que foi relatada pelo Senador Marcelo Castro foi aprovado uma semana antes no Senado e depois seguiu para a Câmara Federal, diferente da nossa PEC que passou primeiro pela Câmara Federal e depois foi para o Senado. E quando a nossa PEC foi votada no Senado, no mesmo dia estava acontecendo a votação da PEC da transição na Câmara Federal. E não poderia ser incluído mais gastos dentro dessa PEC. E mesmo se fosse incluído o piso da enfermagem nesta PEC, é aí que tá o pulo do gato, eu te explico: a nossa PEC da enfermagem não são recursos novos, são recursos dos excedentes do superávit. Então, até que, a enfermagem, ela não vai gerar mais despesas para a União. A PEC da transição deu a discussão, deu muito debate sim, mas é porque esta PEC tratava de recursos a mais, recursos que iriam ultrapassar o teto de gastos. Portanto, dizer que o piso não está no orçamento de 2023, que a implementação do nosso piso aquele impacto não está no orçamento do novo governo, não quer dizer que isso é ruim e que isso não vai fazer com que o piso seja realidade no ano que vem. Na verdade, a reportagem traz mais uma tentativa de desgastar, de desmotivar, de desestimular a enfermagem, de frustrar a categoria.
Portanto, gente, seguimos na luta e que o ministro Luís Roberto Barroso envolva a sua decisão que foi a suspensão do piso salarial da enfermagem e nós temos que temer sim algumas instituições que estão jogando contra a enfermagem. Inclusive, eu fiz um vídeo falando sobre isso. Vou deixar aqui no card, se você ainda não assistiu, vale a pena conferir.
Fonte: Piso Salarial da Enfermagem está fora do orçamento de 2023, e daí? Como ficará o Piso da Enfermagem? por Wilson Brum