Meningite Viral
Bem, agora vou fazer um vídeo sobre a meningite viral. A gente tem muito vídeo de meningite bacteriana, até porque pode ser grave e o paciente pode morrer por causa dessa infecção. E na minha gente vê, não tem pouquíssimos vídeos sobre isso. Eu pesquisei antes para olhar e realmente tem pouco. Eu vou explicar por que, né?
- No caso, qualquer bactéria ela pode romper barreiras, mas é mais raro
- A meningite bacteriana é mais grave e tem muito risco de vida
- A meningite viral é bem parecida com a que vem da bactéria ou um vírus
- Obviamente, não é tão grave como uma virose, porque o vírus de um modo geral não se ocupa de conseguir agir bem e se defender
- A maioria dos quadros das infecções virais o nosso próprio corpo vai conseguir ter uma possibilidade de defesa e esses organismos de um modo geral não terão complicações graves por causa dessa virose
- Quando afeta o sistema nervoso central, é um pouco diferente
Vou falar um pouco dos sintomas. Os sintomas são parecidos quando a meningite bacteriana, só que de menos intensidade. Então, a cefaléia pode dar um quadro de prostração, pode dar um quadro de dor até na nuca, até um pouquinho de rigidez, não tão intenso como o outro. A febre pode dar também, mas de forma menos intensa. Assim, pra resumir, lembra o quadro de meningite, mas com intensidade menor.
Geralmente, o diagnóstico é dado pelo líquor, semelhante à meningite bacteriana. É o líquor que diferencia, então muitas vezes quando chega pra mim, chega no pronto-socorro e pergunta, é difícil se diferenciar só pela clínica, a não ser quando é um quadro muito exuberante. Então tem alteração sanguínea, uma série de coisas. No caso da meningite bacteriana, ela vai crescer na cultura. As bactérias, no caso do vírus, vão ter o PCR, que analisa os DNAs e RNAs virais para justamente fazer essa avaliação.
O tratamento na meningite viral geralmente é sintomático. Como assim? Tá com dor de cabeça? Trata-se. Hidrata-se. Então, na maioria das vezes, não vai precisar de um tratamento muito específico. Obviamente, tem algumas medicações como aciclovir, que trata, mas na grande maioria das vezes não, na grande maioria das vezes, o paciente começa com aquele sintoma, a dor de cabeça. “Ah, essa virose está muito estranha”. Começa a investigação, alguém suspeita da meningite, faz o exame, encontra a meningite viral. Então, de um modo geral, não agrava muito. A chance de passar de uma pessoa para outra, pronto, como todo vírus, mas para afetar o sistema nervoso central é um pouco mais difícil. Então, a pessoa pegar meningite viral e passar para outra meningite viral não é comum.
Diferente da bacteriana, que a gente sabe que alguns agentes isso é bastante frequente e, de um modo geral, o paciente fica internado inicialmente para você avaliar essa estabilidade. É assim. Espero ter ajudado. É o básico da meningite viral. É um problema comum, cada vez mais está fazendo diagnóstico, está colhendo cada vez mais líquido na suspeita de meningite, mas de um modo geral, doença indolente que o próprio corpo costuma resolver. É diferente e eu vou falar um pouquinho da encefalite viral. Encefalite, quando afeta em servidor, onde realmente deixa algumas consequências. Mas para o candidato, obrigado.