Pular para o conteúdo

Má Formação de Chiari Tipo 1, Seringomielia: Entenda com o Dr. Diogo, Neurocirurgião

Música

Bom, vamos falar agora de uma condição chamada Síndrome de Chiari. Primeiro, é preciso explicar um pouco da anatomia na parte de trás aqui do crânio. A gente tem uma região óssea chamada fossa posterior. Essa fossa posterior comunica o cerebelo e o tronco cerebral, que são regiões do cérebro com a medula passando através de uma estrutura que é um forame, ele é redondo ou ovalado, que chama-se forame magno.

No forame magno, existe uma condição, chamada tipo 1, que é uma descida de uma região do cerebelo que chama-se tonsilas, que é a parte mais inferior do cerebelo, pelo forame magno. Essa descida ela pode ser assintomática, ou seja, ela pode não gerar sintoma nenhum, que é o que ocorre na maioria das vezes. Ela pode se tornar sintomática quando essa descida é um pouco maior do que o habitual e quando ela comprime a medula, porque o forame magno permite a passagem da medula.

As tonsilas normalmente estão para cima do forame magno, no máximo 2-3 milímetros para baixo, e isso não costuma comprometer a medula. No entanto, se a tonsilas está muito mais para baixo do que isso (5, 7, 8, 10, 13 e 20 milímetros para baixo), você pode ter um comprometimento do fluxo de líquor que passa por ali e um aperto direto das estruturas neurais, gerando uma série de sintomas.

Então, às vezes você faz uma ressonância por algum motivo e vê lá ectopia das tonsilas cerebelares. Não precisa se preocupar porque normalmente é uma descida pequena e isso não vai piorar. No entanto, quando você vê malformação de Chiari ou Chiari tipo 1, com descida grande das tonsilas, é associada uma situação chamada hidrosiringomielia, quando comprime tanto a medula que acontece um mecanismo que ainda é discutido a causa, tem várias teorias, no qual a começa a se acumular o líquido no interior da medula, não é dentro do interior do canal da medula, mas lateral ao canal, por isso que chama se síringomielia ou hidrocefalia interna.

Quando você vê isso na ressonância, você está diante de um quadro que tem uma seriedade maior. Bom, no próximo vídeo eu vou falar a respeito do tipo de sintoma que o Chiari tipo 1 causa. Foi um prazer falar que os senhores têm uma boa tarde.

Fonte: O que é Má Formação de Chiari tipo 1 e Seringomielia – Dr Diogo Neurocirurgião por Dr. Diogo Anderle