Pular para o conteúdo

Indução da puberdade em novilhas: métodos eficazes de inseminação bovina

A Fazenda Água Boa

A Fazenda Água Boa fica na região central do Estado de São Paulo. Até um tempo atrás, o trabalho era somente com a engorda de fêmeas e machos. Durante o período que as vacas estavam ali, só geravam gastos com alimentação. Por isso, o proprietário resolveu investir na prenhez desses animais. Afinal, além do abate, vai ter um novo bezerro. Mas o início é fácil. Este é o primeiro lote de novilhas, categoria difícil de empenhar, porque tem o início do ciclo reprodutivo tardio. No futuro, mais a gente vai trabalhar com vaca também, mas como a gente já começou com novilha, é um pouco mais demorada e há mais dificuldade para empenhar. Ela é da parte do até fila é um pouco mais demorado sim, por causa das dificuldades em ter um bom índice de prenhez e com as dúvidas a propriedade de se deslocar.

Uma nova técnica possibilita antecipar a puberdade desses animais. Tudo começa com a avaliação e seleção dos animais, 60 dias antes da estação de monta. O técnico verifica e tira peso, escola corporal e realiza exames ginecológicos com ultrassom. É importante que a gente separe os lotes de acordo com a puberdade ou técnica. O animal que tem peso para ser inseminada com a puberdade fisiológica. Quando a gente percebe que o animal tem peso, a gente já separa e posteriormente faz avaliação por outra sonografia dele, para que a gente consiga ver se ele tem condições de ter a liberdade induzida fisiologicamente. É importante lembrar que a puberdade varia de acordo com a raça bovina.

O gado nelore deve entrar no manejo com peso acima de 300 quilos por lá todos os 24 meses, podendo ser antecipada em caso de fêmeas precoces para 14 meses. Já animais europeus, como angusas, as dúvidas são mais precoces, podendo atingir a condição ideal com apenas 12 meses. Feito estudo de tudo isso, se a fêmea está apta, deve servir para designação artificial em tempo fixo. Jazz não aptas passam por um protocolo de produtos para reprodução bovina que vão estimular a simplicidade em antecipar a puberdade dos animais da propriedade.

Ela pode ser induzida pela exposição a predisposição à progesterona. Então, o animal é exposto a progesterona ao final ele recebe uma dose de estrógeno para simular o momento da ovulação e logo depois o ciclo já está pronto para entrar no programa de ATF. Normalmente, 40% dos animais selecionados já apresentam ovulação após o tratamento e da para a indução da puberdade.

A inseminação das novilhas que passaram pela técnica deve acontecer 60 dias depois do protocolo. Depois, o novo ultrassom vai revelar os resultados surpreendentes. Bacca vazia nunca mais. A fêmea base em prejuízo. Vacas vazias na fazenda não tem futuro. A gente tem que procurar me empenhar todo o rebanho para ter um bom resultado no final do ano. Por isso, investiu nessa técnica de redução.

Por isso, a gente investiu na parte de indução. Aí que é bem mais rápido, um pouco a gente chega. A propriedade ainda ganha com a concentração dos partos, do período mais adequado para o manejo e com futuro nascimento de bovinos de melhor qualidade genética. Ganho genético é fabuloso com a utilização de touros provados melhoradores na inseminação. Quando a gente pensa em sudeste, já tem uma tendência a se trabalhar com bandas, se dividir um lote para se ter bezerros o ano todo. Em função da logística, e no centro-norte, a estação de monta é o que a gente precisa realmente.

A gente consegue colocar os animais todos se reproduzindo no mesmo momento, conseguindo assim lotes homogêneos de bezerro e mais fácil escoamento da produção. Além do que favorece a utilização de animais angus. Animais europeus são animais que sofrem muito com o estresse térmico no centro-norte. Então, a gente utiliza a inseminação e consegue driblar os efeitos do estresse térmico. Isso resultado lá na ponta é carne de melhor qualidade que vai chegar no frigorífico é carne de melhor qualidade e maior valor agregado. E o produtor satisfeito com os resultados que a gente consegue produzir.

A gente está fazendo isso para ter um resultado melhor, porque como a gente antigamente só engordaria batia, é a gente esperava um bom tempo, né? Então, agora, a gente investiu para ter uma melhor noção. Espero que vai ser é um investimento para ter um futuro, um resultado bem aí pra frente. O comboio era gorda, boiada e novilhas e bezerros, né? Ele tem que investir com os dois lados.

Fonte: #novilha #inseminaçãobovina INDUÇÃO PUBERDADE NOVILHAS por Repórter Gustavo Batista