Hipertireoidismo Subclínico
Olá pessoal, hoje vamos falar sobre hipertireoidismo subclínico. É uma disfunção muito leve da tireoide, semelhante ao hipotireoidismo subclínico. Qual é a característica do hipertireoidismo subclínico? No laboratório, vemos um TSH um pouco abaixo do valor de referência e com um T4 livre normal. Lembrando que o hipertireoidismo é uma situação em que há aumento da produção do hormônio tireoidiano, o que faz com que a hipófise reduza a secreção do TSH, que é o hormônio que estimula a tireoide. A produção é muito leve e devemos avaliar várias coisas antes de firmar esse diagnóstico e saber quando tratar.
Causas do Hipertireoidismo Subclínico
- Excesso de hormônio de tireoide
- Uso de hormônio de tireoide por hipotireoidismo
- Uso de fórmulas para emagrecer com hormônio de tireoide
- Primeiro trimestre de gravidez
- Uso de algumas medicações
- Doenças graves não tireoidianas
- Doença de Graves
- Bócio uni ou multinodular tóxico
- Tiroidite
Devemos descartar essas situações antes de firmar o diagnóstico de hipertireoidismo subclínico. É sempre bom repetir os exames em três meses para confirmar a tendência de queda antes de reduzir a dose do hormônio. Classificamos o hipertireoidismo em subclínico leve e subclínico grave, dependendo do nível do TSH. Pacientes mais idosos com hipertireoidismo subclínico grave devem ser tratados com mais frequência, pois podem desenvolver complicações como perda de massa óssea e arritmias cardíacas graves.
Tratamento
O tratamento consiste no uso de medicações que reduzem a produção do hormônio de tireoide, como o tiamazol e o propil-tiuracil. Em alguns casos, pode ser considerado o iodo radioativo. Devemos ficar atentos às complicações e tratar para evitar problemas como osteoporose e arritmias cardíacas. É importante definir se o hipertireoidismo subclínico é grave ou leve e tratar adequadamente.
Se você ficou com dúvidas ou quer revisar esse assunto, acesse o nosso blog para mais informações detalhadas. Esperamos que tenha gostado deste conteúdo. Até a próxima!
Fonte
Hipertireoidismo subclínico: TSH baixo e T4 livre normal por Dra. Suzana Vieira – Endocrinologista