Pular para o conteúdo

Hipertireoidismo Subclínico: Entenda as Características.

Hipertireoidismo subclínico e suas particularidades

No hipertireoidismo subclínico, quando temos um TSH suprimido com T4 e T3 normais, algumas particularidades do diagnóstico devem ser observadas. Uma delas é a questão do T3, pois em alguns casos de hipertireoidismo, como na doença de Graves em sua fase inicial, pode ocorrer uma secreção aumentada de T3 que suprime o TSH, levando a um diagnóstico equivocado de hipertireoidismo subclínico.

Por isso, é necessário checar o T3 para evitar o diagnóstico errado de hipotiroidismo subclínico. Além disso, no hipertireoidismo, há um aumento da atividade da deiodinase tipo 1, que converte T4 em T3, sendo importante também verificar a conversão periférica do hormônio. Já no hipotireoidismo, a atividade da deiodinase tipo 2 aumenta, o que não interfere diretamente no T3 sérico.

No caso do hipertireoidismo subclínico, o T3 é normal a nível celular, mas há um aumento de sua secreção em alguns casos, o que deve ser observado. A classificação do hipertireoidismo subclínico segue um padrão semelhante ao do hipotireoidismo subclínico, com graus de 1 a 2 de acordo com a supressão do TSH.

As causas do hipertireoidismo subclínico são as mesmas do hipertireoidismo franco, sendo necessário investigar a presença de doença de Graves, bócio multinodular tóxico, tireoidite, entre outras.

É importante lembrar que no hipertireoidismo subclínico há mais indicação para o tratamento do que no hipotireoidismo subclínico, e que o paciente pode evoluir para o hipertireoidismo clínico se não tratado adequadamente.

Para conferir o conteúdo completo sobre o assunto, acesse o vídeo correspondente clicando aqui.

  • Hipertireoidismo subclínico pode apresentar secreção aumentada de T3 em alguns casos;
  • É importante checar o T3 para evitar diagnóstico equivocado de hipotiroidismo subclínico;
  • A classificação segue um padrão semelhante ao do hipotireoidismo subclínico, com graus de 1 a 2 de acordo com a supressão do TSH;
  • As causas do hipertireoidismo subclínico são as mesmas do hipertireoidismo franco;
  • No hipertireoidismo subclínico há mais indicação para o tratamento do que no hipotireoidismo subclínico.

Fonte
Hipertireoidismo subclínico – quais são as particularidades? por Endocrinopapers