Pular para o conteúdo

Hipertireoidismo: Sintomas de Taquicardia e Batimentos Acelerados.

Hipertireoidismo – Como descobrir e tratar

Com Dr Jonatas Catunda, cirurgião de cabeça e pescoço

Nesse vídeo vamos falar sobre hipertireoidismo. Eu sou Dr Jonatas Catunda, cirurgião de cabeça e pescoço, e criei esse canal para falar sobre tireoide, cirurgia da tireoide, câncer de tireoide, hipotireoidismo e hipertireoidismo, as doenças da minha especialidade da cirurgia de cabeça e pescoço. Se você se interessa por esse tema, já se inscreva no meu canal, ative as notificações, curta esse vídeo e deixe aqui o seu comentário. Através dos comentários, eu escolho os temas dos vídeos.

O hipertireoidismo é uma doença em que a tireoide começa a produzir uma quantidade anormal de hormônios da tireoide. Isso acontece na doença de Graves, que é uma doença em que o anticorpo ataca a tireoide e acelera sua produção de hormônios, ou na tireoidite de Hashimoto, quando a tireoide inflama e libera muitos hormônios de uma vez. Também pode aparecer o hipertireoidismo no paciente que já trata o hipotireoidismo, a pessoa tomou hormônio e por algum motivo aquela dose acabou ficando mais alta do que deveria.

Esses são alguns dos sintomas do hipertireoidismo:

  • Coração acelerado
  • Tremores
  • Perda de peso rápida
  • Bócio tireoidiano aumentado
  • Olhos saltados
  • Insônia
  • Agitação
  • Manifestações psiquiátricas

Às vezes, o primeiro sintoma é uma perda de peso rápida. A pessoa pode emagrecer 5kg, 10 kg em um ou dois meses. É por isso que alguns médicos acabam confundindo, porque veem que a pessoa está ansiosa e o coração está acelerado e não solicitam os exames que realmente confirmam o diagnóstico.

Todos os pacientes que têm esse conjunto de sintomas precisam fazer os exames principais, que são os exames TSH e T4 livre, para confirmar o estado de hipertireoidismo. Quando o TSH é 0,01 e o T4 livre é o dobro ou o triplo do normal, ou até valores muito alto como 8, 9, 10, que o normal é 1,7, 1,8, é necessário um tratamento com seriedade.

Existem três tratamentos disponíveis para o hipertireoidismo: medicações, iodo radioativo e cirurgia para remover a tireoide. Nos pacientes que iniciaram a medicação, o ideal é que evitem passar de um ano, no máximo dois anos, usando esses remédios. Se não, é necessário partir para um dos outros tratamentos. Os remédios para o hipertireoidismo têm efeitos colaterais e eles têm relação diretamente com a dose e o tempo que a pessoa usa, por isso, é importante cuidar do tratamento.

Se você tem esses sintomas, é importante procurar ajuda médica e investir na sua saúde. Compartilhe esse vídeo com as pessoas que você conhece, pois a informação pode chegar na hora certa para alguém que precisa.

Vídeo produzido por Dr Jonatas Catunda | Cirurgião de cabeça e pescoço

Para mais informações, siga Dr Jonatas Catunda no Instagram @drjonatascatunda

Fonte
Taquicardia e batimentos acelerados no hipertireoidismo por Dr Jônatas Catunda – Cirurgia de cabeça e pescoço