Olá, saudações! Meu nome é Rafael e sou médico radiologista e patologista. Neste vídeo para estudantes e profissionais da área de saúde, apresentarei um caso de pequena hérnia discal foraminale.
Observe aqui nesta tomografia computadorizada cortes no plano axial, apenas no nível em questão. Veja como parece completamente normal. Aí está a reconstrução MBR no plano sagital, observe como parece absolutamente normal. Veja até os forames intervertebrais como parecem normais.
Agora, retornando aos cortes axiais, observe neste corte que está perfeitamente simétrico. Temos a raiz neural saindo à direita, a gordura ao redor dela, a gordura aqui no forame. Deste lado, temos a raiz neural saindo à direita, a gordura ao redor dela. Não há gordura no forame aqui, comparado com o outro lado. Essa opacidade tem a mesma densidade do disco e está em continuidade com o disco.
Veja que está o disco no corte mais acima deste lado. Você vê gordura, disco, gordura. Deste lado, disco, disco. Há um pequeno fragmento discal na uma pequena protusão discal foraminal aqui à esquerda. A raiz está bem aqui. Veja que ainda fica pequeno borramento aqui na gordura.
Agora, vamos ver aqui na reconstrução sagital no nível L3-L4. Observe que a raiz neural vem aqui, e vamos acompanhando. Já vemos um pequeno fragmento discal, que está exatamente aqui em contato com a raiz neural e se confunde com a raiz neural. Veja que nos outros forames existe uma pequena camada de gordura entre a parte óssea que dessa pequena curva e a raiz neural.
Veja que sempre existe essa pequena camada de gordura, essa pequena faixinha de gordura. Neste aqui, essa faixinha foi obliterada porque exatamente tem um componente de disco aqui nesse forame, junto com a raiz neural. Aquele componente que a gente viu herniado lá no axial. Este componente de disco apagando essa pequena gordura aqui no forame intervertebral.
Fonte: Hérnia discal foraminal (CT) por Jezreel