Quem recebeu uma pergunta sobre julho e tinha grande apatia em áreas deglosas, tem cura? Essa é uma pergunta muito comum e em um dos vídeos do ano passado, expliquei o que é micro partícula e essa pergunta sempre surge. Quando o cardiologista faz um exame de ressonância, ele pode descrever achados na área de glee 11 microsd, que são pequenos vasos. Na ressonância você pode ver alguns sinais no t2 em algumas horas que mostram que tem vasos pequenos doentes. No entanto, isso é um achado inespecífico e não significa que você tenha a doença.
A situação pode ser preocupante, mas o médico vai colocar o achado no contexto adequado. É muito comum ver pacientes com enxaqueca, histórias de traumas antigos e doenças cardiovasculares. Se o paciente tiver doenças cardiovasculares, isso sim é preocupante. A informação é inespecífica e o médico analisa no contexto do paciente para fazer a prevenção primária.
As informações devem ser analisadas com cautela. É muito comum ver pacientes jovens com enxaqueca, em que o médico não dá muita relevância. Em alguns casos, o médico pode recomendar investigações sobre a pressão alta ou colesterol não controlado.
O médico vai analisar dentro do contexto para dizer qual o significado da informação. Em geral, o contexto clínico é muito importante para avaliar a importância do achado de ressonância. Várias doenças podem predispor a isso, como a enxaqueca e pacientes com doença de pequenos vasos no cérebro.
No consultório, eu explico isso ao paciente para que ele entenda que não se trata de algo irrelevante, mas que precisa ser analisado no contexto clínico adequado. Espero ter ajudado.
Fonte: O que é Gliose ou microangiopatia? Tem cura? Qual tratamento ? por Julio Pereira – Neurocirurgião