Pular para o conteúdo

Exames de Campo Visual para Diagnóstico do Glaucoma


Olá, bem-vindos ao Papo Glaucoma. Eu sou Samantha Vasques, oftalmologista especialista em glaucoma. Não se esqueça de se inscrever no canal para receber meus direitos. Hoje nós vamos dar continuidade à nossa série sobre os exames realizados em glaucoma e eu vou falar sobre este que provavelmente é um dos mais conhecidos, que é o exame de campo visual.
E o exame de campo visual talvez seja o exame mais conhecido de quem tem glaucoma, porque é o exame que realmente mostra como está a sua visão. Ele faz um teste da sua visão periférica para saber se você já tem ou não alguma perda de visão causada pelo glaucoma. Também é conhecido por ser um exame bem chatinho de fazer, mas não desanima porque ele é muito importante.
Existem dois tipos de exame de campo visual, o manual e o computadorizado. Para glaucoma, o que é usado é o computadorizado. Então, no seu pedido de exame, provavelmente vai estar escrito “campo visual computadorizado” ou “CVC”, que é a abreviação que a gente usa para esse exame.
E como é que é feito o exame? Você vai precisar encostar o rosto no aparelho. O exame é feito um olho de cada vez, então um olho vai ficar com tampão e o outro faz o exame. O aparelho tem uma luzinha central que fica o tempo todo acesa e você precisa estar sempre com a sua visão fixa nesse pontinho de luz. Enquanto isso, o aparelho vai ficar piscando várias outras duas linhas periféricas, umas mais fortes, outras mais fracas. O aparelho tem um botão e toda vez que você enxerga uma dessas luzinhas piscando, você aperta o botão para avisar para o aparelho que você enxergou.
Então, o exame testa a sua visão periférica para saber se você está enxergando os pontinhos de luz que estão piscando. É um exame que é um pouquinho difícil de fazer porque tem algumas luzes que são bem fraquinhas, e é um pouco cansativo porque demora de 3 a 5 minutos mais ou menos para fazer o exame de cada olho. Por outro lado, é um exame tranquilo de fazer porque ele não atrapalha para enxergar. Não precisa dilatar pupila, não precisa ir com acompanhante, você pode voltar à sua vida trabalhar como normalmente depois de ter feito o exame porque ele não atrapalha em nada.
E como é que é o resultado do exame? Então, você vai receber uma folhinha que vai ter um monte de gráficos, um monte de insted diferente que a sua oftalmologista vai precisar interpretar para saber se o seu glaucoma está estável ou está piorando. O gráfico que é mais fácil de uma pessoa leiga entender é o que a gente chama de “gráfico de cores”, que é esse que eu vou colocar aqui do lado. Tem alguns aparelhos que dão esse gráfico colorido, e tem alguns aparelhos que dão em preto e branco. Sempre vai aparecer uma mancha que é a mancha cega natural do nosso olho, então não se assuste porque essa mancha é normal e todo mundo tem. Se a mancha cega natural do nosso olho é normal de aparecer, quando o exame aparece toda claro é porque esse exame está normal.
Agora, quando aparece uma mancha mais escura, isso quer dizer que o exame está alterado e que a pessoa ou não tem visão naquela região da mancha ou tem uma visão mais turva e embaçada naquela região. Você já fez exame de campo visual? Me conta aqui nos comentários como é que foi. Deixe suas dúvidas para eu responder. Não se esqueça de se inscrever no canal e de pegar seus colírios. Até semana que vem.
Fonte: CAMPO VISUAL – Exames para glaucoma por Papo Glaucoma