Pular para o conteúdo

Estrabismo acomodativo: definição e causas.


Assunto: Estrabismo Acomodativo – Dr. Marcela Total

Estrabismo Acomodativo

Olá, boa noite! Meu nome é Marcela Total, sou pediatra, centralista e neurologista. Gostaria de falar um pouquinho sobre o estrabismo acomodativo, já que recebi muitas perguntas sobre esse assunto após realizar uma cirurgia de estrabismo em uma paciente minha. Quero aproveitar esse vídeo para tirar algumas dúvidas que surgem em muitos pais.

  • O que é o estrabismo acomodativo?

O estrabismo acomodativo é o desvio gerado por um grau alto de hipermetropia. Isso acontece quando a criança tem um grau elevado de hipermetropia. Quando uma pessoa tem hipermetropia, ela tem dificuldade para enxergar de perto, principalmente para ler. O esforço que a criança tem que fazer para focar, devido ao alto grau de hipermetropia, é tão grande que isso faz com que os olhos se desviem.

  • Qual é o tratamento para o estrabismo acomodativo?

O tratamento é corrigir o grau, colocando óculos. Quando o paciente tem um estrabismo acomodativo, o tratamento é puramente o uso de óculos e tampão em alguns casos. Quando a criança tem um olho preguiçoso, pode ser necessário fazer uma cirurgia associada a um alto grau de miopia. Se, mesmo após colocar óculos, ainda sobrar um pouco de estrabismo, pode ser operado. Porém, se mesmo com óculos não houver melhora, é indicado um tratamento cirúrgico.

Basicamente, essa é a diferença entre o estrabismo acomodativo e o estrabismo que não tem indicação cirúrgica. Quando o paciente tem um estrabismo que não tem indicação cirúrgica, o tratamento é óculos, que podem melhorar um pouquinho mas o desvio pode continuar. Já quando a cirurgia é indicada, ela pode corrigir o desvio dos olhos.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas. Caso tenha mais perguntas, estou disponível para respondê-las. Também podem sugerir temas para futuros vídeos.

Boa noite para todos!

Fonte: O que é estrabismo acomodativo? por Neurokinder Cuidados Infantis