Pular para o conteúdo

Entrevista com especialista em vitiligo: Dr. Paulo Luzio e suas dicas.

Entrevista com Dr. Paulo Rio sobre Vitiligo

Nosso entrevistado de hoje é o doutor Paulo Rio e ele é um dos poucos especialistas no mundo na área de Vitiligo e em alguns casos exclusivos assim conseguiu a cura do Vitiligo. É isso exatamente, é a minoria dos pacientes que vai ter cura. Hoje o Vitiligo é uma doença que se consegue controlar muito bem, você consegue geralmente recuperar muito bem aqui o mesmo nos casos que não tem cura.

E como é que esse tratamento que vocês fazem?

Tem vários tratamentos. A primeira coisa a entender que o objetivo não é uma doença de pele, é uma doença que se origina no sistema nervoso central, no cérebro, e vai se mostrar na pele. E além disso, quando se examina uma pessoa, você tem que ver a capacidade dela de recuperar como medicamento ou não. Você tem condição de recuperar com o medicamento, dificilmente o Vitiligo não vai melhorar com medicamentos. Geralmente responde super bem. E quando a mancha não tem condição de recuperar como medicamento, o tratamento cirúrgico geralmente é uma ótima opção com ótimos resultados.

  • Você vai ter várias formas operado;
  • As principais técnicas cirúrgicas utilizadas vão se encher tudo de um menino;
  • E tração um chute muito pequenas é bem bonita não ficar marcado;
  • Você tira pedacinhos de pele bem pequenas de milímetros trás da orelha e coloca na mancha folha por sucção de suspensão celular.

Então, o Vitiligo não é uma doença contagiosa. Isso não tem nada a ver com um doença contagiosa, mas é só da pessoa. É uma doença genética e para que ela genética entrar em atividade, vai precisar de um fator ambiental e esse fator ambiental é o stress. Por isso é tão importante é trabalhar a cabeça também.

Então, uma coisa eu falo para meus pacientes e não vejo neste livro como uma doença. Vejo este livro como um grande amigo seu que entrou em atividade ao seu corpo já avisando que não está aguentando o que está acontecendo. Você tem que melhorar de vida e é uma coisa muito legal recebe muitos pacientes melhorando a qualidade de vida.

A partir do início do vídeo, que ele vê que não adianta se estressar, tornar obrigatória de anta sofreu toa, que a gente tem que levar uma vida melhor. As pessoas ficam até com vergonha de sair na rua, não é isso. Tem bastante e tem muita gente que usa maquiagem centenárias maquiagens ótimas tratar o Vitiligo pra cobrir não para tratar, mais para cobrir, para disfarçar. A pessoa que tem Vitiligo ela sente assim discriminada. Não acontece geralmente as pessoas relatam muito preconceito, tem muita gente relata preconceito, mas quando você vai começa a conversar muitas vezes o preconceito não está no outro, está na própria pessoa que ela tem vergonha do outro olhar, do outro comentador. A maioria das pessoas não está nem aí para as outras. A gente está preocupado com a nossa vida.

Vocês vão fazer um congresso sobre Vitiligo aqui. Qual é o dia mundial do Vitiligo?

Ramos é o dia mundial do Vitiligo que é comemorado no dia 25/06. Talvez comemorada não seja a palavra exata, já que o dia da morte de Michael Jackson por isso foi escolhido esse dia. E nós vamos assistir ao dia mundial do Vitiligo nos Estados Unidos esse ano e no dia 30 nós vamos fazer o nosso evento aqui no Rio de Janeiro.

Esse evento é convidado, assim quem pessoas que tem Vitiligo foram curadas, médico é qualquer um que queira ver o evento é gratuito e basta ligar num consultório e falar com Leonardo o secretário para marcar.

Ok, muito obrigado. A Tomar Uma Visão TV está à sua disposição aqui. Eu que agradeço, muito obrigado.

Fonte
Aroldo Machado entrevista o especialista em vitiligo, Dr. Paulo Luzio por Visão TV – Oficial