Pular para o conteúdo

Entendendo o Sopro no Coração e o Prolapso da Válvula Mitral.

Música

Você já ouviu falar em sopro no coração? Desde criança eu tenho um sopro no coração, mas o que é isso? O coração é formado por quatro câmaras, ou seja, dois átrios e dois ventrículos. Para dividir o átrio do ventrículo, nós temos uma válvula. No lado esquerdo, a gente chama de válvula mitral. No lado direito, a válvula tricúspide. Temos duas artérias saindo do coração, a artéria aorta e a artéria pulmonar. Aí, a gente tem a válvula aórtica que separa a aorta do coração e a artéria pulmonar. A gente tem a válvula pulmonar que separa o ventrículo direito da artéria pulmonar.

Por que eu estou falando disso? Porque o sopro nada mais é do que o ruído provocado pelo sangue quando passa por essas válvulas que eu mencionei. Esse sopro se dá geralmente quando é uma dessas válvulas que não se fecha adequadamente ou quando ela se abre de forma insuficiente. A gente chama isso de regurgitação ou insuficiência.

Algumas vezes, esse sopro pode ser inofensivo, mas em outros casos, ele pode trazer sintomas e complicações. É importante ficar atento a sinais como falta de ar, palpitações, dor no peito, desmaios e até mesmo morte súbita.

É possível fazer um exame chamado ecocardiograma para verificar o problema e o seu grau de gravidade. O tratamento pode ser uma cirurgia cardíaca para corrigir ou trocar a válvula afetada.

Lembre-se: não é qualquer sopro que é grave. Se você não apresenta sintomas ou apenas um sopro leve, não precisa se preocupar. Converse com seu médico para saber qual é a melhor conduta a tomar.

Fonte: Sopro no Coração e Prolapso da Válvula Mitral, já ouviu falar? por Coração em Forma