Pular para o conteúdo

Entendendo a Esclerose Múltipla: Sintomas, Causas e Tratamentos.

Esclerose Múltipla – Doença Neurológica

A Esclerose Múltipla é uma doença neurológica, caracterizada por inflamações que ocorrem em diversas áreas do cérebro e da medula espinhal, resultando em comprometimento variável das funções neurológicas. Entre as dificuldades que podem surgir estão: problemas de locomoção, alterações na sensibilidade do corpo, problemas visuais, controle dos esfíncteres e outros.

A maioria dos pacientes diagnosticados com Esclerose Múltipla são jovens entre 20 e 40 anos, sendo mulheres em uma proporção de 2 ou 3 para 1. A doença tem uma base genética, mas é preciso que essa predisposição interaja com fatores ambientais, como exposição a vírus na adolescência e baixa exposição à luz solar, para se manifestar.

Sintomas e Diagnóstico

Os sintomas da Esclerose Múltipla podem ser semelhantes a outros problemas neurológicos, como dificuldades de movimento em determinada parte do corpo, alterações na sensibilidade de uma parte do corpo e dificuldade para enxergar. É importante procurar um neurologista para iniciar uma investigação e confirmar se o diagnóstico é de Esclerose Múltipla.

Tratamento e Centro de Tratamento para Esclerose Múltipla

O tratamento é voltado para controlar as manifestações autoimunes, e para isso foi criado no hospital um Centro de Tratamento para Esclerose Múltipla. Após o diagnóstico, o paciente pode procurar o centro de tratamento para conferir o diagnóstico, garantir o tratamento regular e monitorado com as novas drogas eficazes, que apresentam riscos inerentes.

Com as terapias mais eficazes, os pacientes têm menos surtos e necessitam de menos internações para tratar os surtos. O sistema ambulatorial é utilizado para fazer o tratamento e durante esse tempo é feito o controle laboratorial, consultas e contatos telefônicos para verificar se está tudo correndo bem com o paciente.

Impacto Socioeconômico

A Esclerose Múltipla pode ter um grande impacto socioeconômico, interferindo em relacionamentos e na produtividade profissional. No entanto, os tratamentos disponíveis hoje oferecem possibilidades de evitar ou reduzir esse impacto na vida das pessoas.

  • Problemas de locomoção
  • Alterações na sensibilidade do corpo
  • Problemas visuais
  • Controle dos esfíncteres

Fonte
Dr Responde: O que é Esclerose Múltipla? por Hospital Israelita Albert Einstein