Pular para o conteúdo

Entenda o que é Vesguice e Estrabismo – Causas e Tratamentos


Você conhece alguém estrábico, com os olhos desalinhados? Então preste atenção nesse vídeo, que é sobre isso que eu vou falar.
O estrabismo é quando a pessoa tem os olhos desalinhados, apontando em direções diferentes. Pode ser convergente, quando o olho desvia para dentro, divergente, quando desvia para fora, ou vertical, quando o olho desvia para cima ou para baixo. Além disso, pode ser de forma constante, quando o olho está sempre desviado, ou intermitente, quando desvia só de vez em quando. Crianças, adultos e idosos podem ter esse problema, e estima-se que 4% das crianças brasileiras tenham estrabismo.
O movimento dos olhos é feito por seis músculos que relaxam e contraem, movimentando o olhar tanto para cima e para baixo, quanto para um lado e para o outro. Eles precisam trabalhar em harmonia, e quem controla isso é o cérebro, que manda impulsos através dos nervos. Problemas nos músculos, nos nervos ou no cérebro podem causar estrabismo. As causas mais comuns são genéticas, congênitas, neurológicas, como AVC, paralisia cerebral, tumores cerebrais e doenças sistêmicas como diabetes, doenças da tireoide e doenças próprias dos olhos.
Os sintomas do estrabismo dependem da idade em que ele se manifesta. Em crianças mais velhas e adultos, o principal sintoma é diplopia, ou seja, ver duas imagens. Outros sintomas comuns são cansaço, dor de cabeça, inclinação da cabeça para enxergar melhor e perda da noção de profundidade. Desvios súbitos são casos urgentes e você deve procurar um oftalmologista. Já em crianças menores, pode não haver nenhum sintoma. Por isso, é importante os pais ficarem atentos ao desenvolvimento normal da visão do bebê.
Até por volta de 4 a 6 meses, o bebê não foca bem, então desvios intermitentes nesse período podem ser normais. Desvios constantes em qualquer idade, ou desvios após os seis meses, não são normais e necessitam de investigação. É importante que todas as crianças, por volta de 1 ano de idade, passem pelo primeiro exame de rotina com um oftalmologista. Alterações que só o exame pode detectar podem comprometer o desenvolvimento normal dos olhos e até levar à baixa de visão.
Lembre-se que quanto mais precoce o diagnóstico e o tratamento, melhor vai ser o resultado. Se houver suspeita de estrabismo, não deixe de procurar um oftalmologista o quanto antes.
Fonte: VESGUICE E ESTRABISMO: O QUE É? por DOUTOR AJUDA