A Febre Amarela
A Febre Amarela é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus chamado filhos da febre amarela. A doença só pode ser contraída pela picada de mosquitos, não existe a possibilidade de uma pessoa transmitir a doença diretamente para outra. Ela só pode transmitir se essa pessoa for picada por um mosquito e, depois de algum tempo, esse mesmo mosquito picar outra pessoa.
Existe uma possibilidade bastante remota de uma pessoa pegar a doença pela transfusão de sangue. Por isso mesmo, é importante que as pessoas saibam que quem tomar vacina da Febre Amarela durante um mês não pode doar sangue. Esse vírus pode ficar circulando no sangue da pessoa e, se ela doar antes de um mês, quem receber esse sangue, embora essa possibilidade seja remota, pode pegar até agora dessa forma.
Recebeu a vacina tem que ficar um mês sem doar sangue.
É uma doença que não existia no Brasil. A chegada dos navios das caravelas portuguesas que trouxeram água com ovinhos dos mosquitos. Esses mosquitos já traziam vírus da Febre Amarela e eles passaram a ser maioria nos macacos. Então, normalmente, essa é uma doença que controla a população de macacos aqui no Brasil, em geral na região amazônica.
Então, se a gente olhar a história do Brasil, a gente vai ver que, mais ou menos a cada oito nove anos, existe um aumento do número de casos. Tem uma novidade não é tanto o fato de estar acontecendo, mas a região que estava acontecendo. A doença está se deslocando daquelas regiões mais tradicionais, que eram regiões mais de mata, para as regiões do oeste do Brasil. Ela está se encaminhando cada vez mais para a região do litoral.
- Como ela pode sair da floresta e chegar na região?
- Se uma pessoa contaminada lá ou se um macaco chegar muito perto de uma região urbana, que é isso que aconteceu, especialmente aqui na cidade de São Paulo, é nesta região ali do Horto Florestal.
- Existe outro mosquito, que é o Aedes, aquele mesmo que transmite a Febre Amarela, que transmite dengue, que transmite zika, chikungunya.
- Ele pode picar um ser humano normalmente. A fêmea do Aedes mora dentro de casa, porque ela precisa picar um ser humano para poder amadurecer seus ovos.
- Então, essa fêmea vai pegar uma pessoa que adquiriu a infecção na floresta, mas que mora na cidade, há esse mosquito que é urbano, mora dentro da nossa casa, se infecta e vai poder fazer um ciclo da doença naquele bairro, naquela região, naquela mesma casa porque vai ter outras pessoas.
- Essa fêmea do mosquito ela vai transmitir por vírus da Febre Amarela através dos ovos dela para todos os que tiverem que forem filhos dela e já vão nascer contaminados pelo vírus da Febre Amarela e vão poder infectar outras pessoas que jamais foram à floresta e que moram só na cidade.
É importante lembrar que isso não tem acontecido no Brasil e, até agora, não temos evidências de que isso esteja acontecendo. O último caso que isso aconteceu foi em 1942, no Acre, mas esse surto nós temos tendo sempre. Traz essa possibilidade da doença se tornar urbana.
Fonte
Febre Amarela | Transmissão por Unifesp – Universidade Federal de São Paulo