Pular para o conteúdo

Entenda a Urticária: Causas, Sintomas e Tratamentos Eficientes em 2021.

Urticária

Olá pessoal! Neste vídeo, vamos falar sobre a urticária e suas diferentes apresentações. Mas antes, gostaríamos de convidá-los a se inscrever em nosso canal do YouTube e nos seguir nas mídias sociais e podcast, para sempre acompanhar as nossas novidades.

Então, vamos lá! A urticária é uma reação cutânea ligada à imunidade, uma exacerbação da pele em resposta a um estímulo externo. Ela pode causar um inchaço localizado, processo inflamatório, vermelhidão e geralmente é desencadeada por contato ou algum fator externo.

A urticária pode ser aguda quando dura menos de seis semanas e geralmente está relacionada a episódios transitórios e limitados, sem deixar marcas ou cicatrizes. Já a urticária crônica dura mais de seis semanas e pode até mesmo permanecer ativa por meses ou anos, exigindo um tratamento mais específico, que pode incluir anti-histamínicos ou corticoides.

É importante destacar que a urticária crônica pode se apresentar de duas maneiras diferentes: a crônica induzida, quando os sinais e sintomas são desencadeados por um agente externo, como frio, calor, pressão, roupa, contato com agentes químicos, entre outros; e a crônica espontânea ou idiopática, que surge sem um fator desencadeante claro, dificultando o diagnóstico e exigindo uma boa relação médico-paciente para identificar possíveis causas e estratégias de tratamento.

Além disso, é importante mencionar o dermografismo, que é quando a pele responde a algum estímulo de raspagem ou contato direto, geralmente localizado e com remissão rápida.

Esperamos que este vídeo tenha sido esclarecedor e que tenha respondido às suas dúvidas. Fique à vontade para enviar seus comentários, elogios e críticas, pois a sua opinião é sempre bem-vinda. Não se esqueça de nos seguir nas mídias sociais e podcast Spotify, e se inscrever em nosso canal do YouTube. Obrigado por assistir!

  • Inscreva-se no nosso canal do YouTube
  • Siga-nos nas mídias sociais e podcast

Fonte
Tudo que você precisa saber sobre Urticária por Dr. Marcos Kawasaki