Pular para o conteúdo

Entenda a rosácea: sintomas, causas e tratamentos eficazes

Rosácea – Tudo o que você precisa saber

Olá, eu sou a Juliana Thomaz, médica dermatologista. Seja muito bem-vindo ao canal da Clínica Doutora Juliana Thomaz. Hoje eu vou falar tudo o que você deve saber sobre a Rosácea.

Antes de tudo, vamos começar conversando o que é a Rosácea. A Rosácea é uma doença inflamatória da pele crônica, sem cura, com períodos de piora e de melhora. Acomete principalmente as mulheres adultas e raramente é vista em crianças. A doença é relativamente comum, principalmente se você tem a pele bem clarinha que não costuma ficar bronzeada.

Como saber se você tem Rosácea?

A Rosácea é caracterizada por pequenas bolinhas vermelhas com pus, as pústulas, localizadas na região central da face. Pode estar associada ao flush, que são episódios de bombardeio no rosto. Alguns pacientes podem apresentar irritações oculares, um olho seco, lacrimejamento excessivo, vermelhidão ocular e coceira no olho, o que indica que você tem Rosácea ocular.

Qual seria a causa da Rosácea?

A causa da Rosácea é multifatorial. Ou seja, é uma associação de fatores. Então, nós temos pré-disposição genética, alteração neurovascular terminal, presença de um ácaro chamado demodex na pele, além de um desbalanço do sistema imunológico que torna-se hiperativado quando exposto a determinados estímulos externos, liberando substâncias inflamatórias e vasodilatadoras. Essa resposta anormal do sistema imunológico inato provoca inflamação da pele e dilatação dos pequenos vasos sanguíneos mais superficiais, levando ao edema e uma sensação de calor e o aparecimento de pequenos vasos na pele.

Existem gatilhos que são fatores associados à exacerbação dos sintomas da Rosácea. São eles:

  • Exposição a temperaturas muito altas ou muito baixas, por exemplo, banhos quentes;
  • Alimentos quentes, chá, café;
  • Exposição ao sol;
  • Bebidas quentes;
  • Alimentos picantes e condimentados;
  • Álcool;
  • Atividade física intensa;
  • A irritação da pele por maquiagem, cremes ou outros produtos de uso tópico;
  • O stress, a ansiedade e o nervosismo também são fatores e gatilhos de piora;
  • Alimentos como frutas cítricas, laranja, kiwi, limão, o café, a baunilha, a comida condimentada, pimenta e páprica, tomate e chocolate são os alimentos que podem ser fatores de piora.

Tratamentos

Embora não haja uma cura para Rosácea, o tratamento pode aliviar bastante os sintomas. Na maioria das vezes, o tratamento se baseia na combinação de tratamentos com remédios e mudança de estilo de vida, que são necessários para controlar a doença. É muito importante o reconhecimento dos fatores desencadeantes e agravantes. Outro pilar muito importante no tratamento é adequar um skin care no sentido de restaurar a barreira cutânea, ou seja, um sabonete syndet com pH próximo ao pH da pele, hidratante adequado e protetor, que tem o papel crucial uma vez que um dos principais fatores desencadeantes é o sol.

Medicamentos tópicos próprios que se aplicam a pele uma ou duas vezes por dia podem reduzir a inflamação e a vermelhidão. Entre os mais comuns, estão o Metronidazol, o ácido azeláico e o peróxido de benzoíla. Nos pacientes com uma forma eritemato-telangiectásica, o tratamento com luz intensa pulsada é uma opção bem legal. Alguns antibióticos em comprimidos possuem propriedades anti-inflamatórias e ajudam no controle da inflamação. Podem ser usados em alguns casos a isotretinoína, uma medicação que pode ser usada nos casos que não respondem aos demais tratamentos anteriores.

Os sintomas da Rosácea podem variar de um paciente para outro e, consequentemente, o tratamento deve ser ajustado e personalizado para cada paciente.

Você ou alguém que você conhece tem Rosácea? Deixe o seu comentário aqui embaixo.

Eu vou ficando por aqui, mas muito obrigada por me acompanhar até o final deste vídeo. Não se esqueça de curtir, compartilhar e se inscrever no canal e de ativar o sininho para sempre receber o conteúdo em primeira mão. Até a próxima!

Fonte
ROSÁCEA – O que é, sintomas, tratamentos e causas #rosacea #dermatologia #pele por Tudo sobre a Pele – Dermatologia e Cosmiatria