A cólera é uma doença causada pela bactéria Vibrio cholerae, geralmente adquirida pela ingestão da água ou alimentos contaminados por fezes portadoras da doença. As toxinas produzidas pelas bactérias que se alojam no intestino provocam cortes de diarreia que costumam levar a uma rápida desidratação, com perda de grande quantidade de líquido. Caso não haja socorro imediato, pode ocorrer a morte. Para prevenção da cólera, além de tratar os doentes, é necessário tomar cuidados higiênicos ao preparar os alimentos, lavar bem frutas e verduras, lavar as mãos antes das refeições e só ingerir água clorada, fervida ou tratada. O tratamento do paciente consiste na hidratação com o uso de soro fisiológico ou soro caseiro para repor a água e sais minerais e do uso de antibióticos para combater a bactéria.
O tétano é uma doença causada pela bactéria Clostridium tetani, encontrada no solo sob a forma de esporo. Penetra no corpo humano através de ferimentos na pele ao entrar em contato com a terra ou objetos contaminados com a bactéria. Uma vez no corpo, as bactérias liberam toxinas que atingem os nervos, provocando febre, dor de cabeça, contrações musculares e rigidez no pescoço e na mandíbula. Se não for tratado a tempo, a doença pode levar à morte por parada respiratória, em razão da paralisia dos músculos respiratórios. Podemos nos prevenir contra o tétano através da vacina antitetânica. Caso haja suspeita de contaminação pela doença, deve ser aplicado soro no paciente. O tratamento do paciente com tétano é feito pela administração de antibiótico e retirada do tecido lesado para evitar a produção de mais toxinas. O paciente deve receber soro antitetânico e vacina, pois a doença não produz imunidade.
A leptospirose é causada pela bactéria Leptospira interrogans, transmitida pelo contato com a água contaminada pela urina de animais infectados, principalmente ratos. A bactéria entra no corpo através de ferimentos ou injeção da água. Os sintomas são dor de cabeça, febre, dor muscular, calafrios, e pode afetar também o sistema nervoso, o fígado e os rins, e levar à morte. A prevenção deve ser feita combatendo-se os ratos. Uma das maneiras de evitar é evitar o acúmulo de lixo que favorece a proliferação desses animais. Devemos evitar também o contato com águas de enchentes e possíveis animais contaminados. O tratamento da doença é feito com o uso de antibiótico.
Essas são as três doenças que eu quis trazer hoje para o canal. Se você concorda comigo, comente aí nos comentários o que é que você gostaria de ver no próximo vídeo. Independente de tudo, desejo sucesso e bom dia.
Fonte: Biologia #1 – Cólera, Tétano e Leptospirose por Sidney Consiliarius