Pular para o conteúdo

Doença do Refluxo Esofágico em Crianças e Adolescentes: Tratamento e Investigação.


Olá pessoal, Eu sou o gato Pediatra, a Lisangela. Hoje eu vou falar sobre a doença do refluxo gastroesofágico em crianças e adolescentes. Se você está interessado no conteúdo, fique comigo nesse vídeo que eu vou explicar tudo direitinho que você precisa saber.
Bom, a doença do refluxo gastroesofágico em crianças adolescentes é diferente das bebês. As bebês têm doenças alvo limitadas, que requerem mais cuidado, e às vezes não precisam de tratamentos. Nas crianças maiores, a partir dos 3-4 anos, pode começar a ter refluxo de novo. E conforme a idade vai avançando, a criança já está mais capaz de relatar seus sintomas, e a gente chega ao diagnóstico.
Existem sintomas típicos que são os sintomas da região e da orofaringe, sintomas respiratórios, dor de garganta crônicos, rouquidão crônica, os quais podem ser sintomas de refluxo. Mas como é que a gente vai aquecendo então começa a página. E quanto à causa da doença, podemos destacar:
– Erro alimentar é o principal na crianças
– A segunda causa é aumento de peso, então aumento rápido de peso, ou mesmo uma criança que já tem sobrepeso/obesidade, ela tem uma chance de ter doença dos produtos
– Fatores de stress, de ansiedade, também podem provocar o refluxo
– Causas genéticas: existe um gene associado ao refluxo e ele pode sim das sintomas já toda a família. Então vai sempre ter o relato da criança ou do lado materno a baderna que têm doenças do refluxo que têm sintomatologia crônica.
Se você observar sinais de alarme como Disfagia, Odínofagia, impactação alimentar, Hemorragia digestiva, perda de peso, náuseas e vômitos associados, sintomas de grande intensidade ou sintomas recorrentes por muito tempo, e quando não existe resposta, é necessário investigar através de uma endoscopia.
O tratamento requer reeducação alimentar e, em alguns casos, medicação pontual para aliviar os sintomas. Existem diferentes medicamentos que podem ser usados de forma segura em crianças, como o omeprazol, pantoprazol, esomeprazol, rabeprazol. Mas sempre com critério e indicação médica.
Pessoal, espero que esse vídeo tenha ajudado vocês. Se gostaram, não esqueçam de deixar seu joinha e compartilhar nas redes sociais. E se quiserem ver mais assuntos relacionados à saúde infantil, visitem meu canal. Até a próxima!
Fonte: DOENÇA DO REFLUXO ESOFÁGICO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES-SAIBA QUANDO TRATAR E COMO INVESTIGAR. por Gastropediatra Charles Angeli