Olá pessoal, tudo bem? Eu sou o Dr. Leonardo Higashi, endocrinologista e nutrólogo. Hoje vamos falar sobre inflamação crônica. Então, vem comigo!
E aí, o Junior me fez a seguinte pergunta: “Doutor, eu tenho 40 anos, recentemente tenho me preocupado mais com a minha saúde e há dois anos venho fazendo exames de rotina. Tenho notado que meu índice inflamatório está alterado. Eu fiz uma pesquisa e vi que está associado a doenças cardiovasculares. O meu médico me falou que eu devo emagrecer. Será que emagrecendo eu consigo resolver esse problema?”
Realmente, Junior, a inflamação crônica está envolvida em várias doenças, inclusive a doença cardiovascular. Tanto a inflamação como o stress oxidativo é o principal fator de risco de doenças cardiovasculares. E realmente, o seu médico está certo. O aumento de peso, principalmente a gordura visceral, é um dos principais fatores que levam à inflamação crônica.
Vamos deixar claro que uma coisa é a inflamação aguda, que é uma resposta fisiológica do seu corpo a alguma agressão. Um exemplo é uma amigdalite, uma inflamação aguda. Quando você sofre algum trauma e machuca algum lugar do seu corpo, gera uma inflamação aguda. Isso é uma resposta fisiológica do seu corpo para reparar a lesão.
Já o estado inflamatório crônico, aquele que está associado também com o excesso de gordura abdominal, está envolvido com um monte de doenças crônicas e até mesmo com o envelhecimento. O que acontece é que essa gordura visceral é uma gordura inflamatória, porque ela é uma gordura metabolicamente ruim que aumenta vários mediadores inflamatórios como interleucina-6 e TNF-alfa, e aumenta também o stress oxidativo. E isso está envolvido com doenças crônicas, como resistência insulínica e diabetes, além de doenças cardiovasculares.
Mas a inflamação crônica pode ser decorrente de inúmeros fatores além do excesso de gordura visceral abdominal, como dietas desbalanceadas, uma dieta inflamatória muito rica em gorduras ruins, açúcar industrializado e pobre em vegetais, legumes e verduras. Também pode estar associada a alterações da flora intestinal e a toxinas ambientais, infecções crônicas de vírus e bactérias e até mesmo a própria idade e o stress oxidativo.
Então, Junior, o seu médico está certo. Um dos grandes motivos de você estar inflamado é o excesso de gordura abdominal. E você melhorando isso, você ajuda a melhorar a sua inflamação. Mas existem vários motivos que podem contribuir para você estar inflamado, como uma dieta inflamatória, a falta de atividade física, toxinas ambientais, alteração da flora intestinal e infecções crônicas.
Então, pessoal, é importante cuidar desses fatores para que você melhore seu estado inflamatório crônico, diminuindo assim o risco de doenças, não só cardiovasculares, mas várias doenças crônicas. Quem tiver alguma dúvida ou algum assunto de interesse, pode mandar no arroba drgash ou escrever nos comentários do canal da clínica do YouTube, que nós estamos selecionando para fazer vídeos para vocês.
Até a próxima e muito obrigado!
Fonte: Inflamação crônica e stress oxidativo: principais fatores de risco para a doença cardiovascular. por Clínica Higashi