Doença do Carrapato Henrique Ozzy
Olá pessoal, sou a Dra. Daniela, médica veterinária, e hoje gostaria de passar mais informações sobre um problema pouco sério, pelo menos eu considero extremamente sério, que é a doença transmitida pelo carrapato chamado Henrique Ozzy.
Talvez não seja do conhecimento de todos os senhores e senhoras que estão lendo esse texto, mas o carrapato transmite para os cães uma severa doença hematológica, que acaba levando os animais ao óbito se não identificada por conseguinte.
Têm chegado alguns resultados de animais soropositivos também em espanhóis e que os animais estão sendo sacrificados, e na sua grande maioria das vezes, os animais podem estar com a doença do carrapato Henrique Ozzy. Não queria deixar que essa informação passasse despercebida.
Exame para Diagnosticar a Presença da Doença
Para diagnosticar a presença da doença, o exame é realizado para identificar a circulação sanguínea desse animal e, em seguida, se confirmado a leishmaniose, o animal deve ser encaminhado para a eutanásia.
Animais com Infestação por Carrapatos
Se o seu animal de estimação tem infestação por carrapatos e foi diagnosticado com exame laboratorial para leishmaniose, significa que esses animais estão doentes para o espanhol. Inicialmente, sugiro que seja feito um pesado para certificar que este animal tem a doença do carrapato e, posteriormente, se confirmada a doença do carrapato, o animal deve ser tratado e 30 dias após repetir o exame da leishmaniose.
Cuidados Necessários
É importante que você procure uma clínica veterinária conceituada e um bom profissional médico veterinário que possa orientar corretamente sobre o que será feito. Alguns clientes me procuram com essa dúvida, e eu logo resolvi escrever esse texto para esclarecer o assunto.
- Se o primeiro exame for positivo para a doença do carrapato, então nem é feito o exame de leishmaniose.
- Espera-se o tratamento ser concluído pela doença do carrapato e repete-se novamente o exame.
- Se negativo, então é feito o exame de leishmaniose.
Porque Todo Esse Cuidado?
Essas são doenças parasitárias e dependem de estar dentro de uma célula sanguínea, tanto a doença do carrapato Henrique Ozzy quanto a leishmaniose. Consequentemente, isso pode dar um cruzamento de informações na hora que for feita a leitura pelo equipamento e lisa, ou até mesmo pelo próprio técnico ao fazer a avaliação. Por isso, a minha sugestão como profissional é que seja feito primeiro o exame de carrapato e posteriormente, caso o animal de negativo para a doença do carrapato, aí sim fazer o exame de leishmaniose.
Conclusão
Se seu animal estiver doente, infelizmente, é necessário tomar algumas decisões. Já temos outros vídeos com relação a esse assunto, e agora você sabe quais são as decisões a serem tomadas. Compartilhe e divulgue esse texto para que mais pessoas estejam conscientes sobre a doença do carrapato Henrique Ozzy.
Fonte
Saiba a diferença entre Leishmaniose e Erlichiose por Dr. Daniel Herbert Menezes Alves