Como saber se você tem sinusite?
Nos dias muito frios ou nos dias outonais, muitas pessoas têm aquela sensação de que está tudo congestionado, aqui na região da face ou dos seios da face, como a gente diz. Quando a gente tem um acúmulo de secreção nessa região dos seios da face, na face e na testa, dando muita dor de cabeça, a gente pode estar com sinusite. A sinusite é exatamente isso, é uma secreção que contamina normalmente com algumas bactérias. Então, dá muita dor de cabeça e uma dor de cabeça pulsátil. Esse é um dos sinais de que você pode estar com sinusite. Quando você mexe a cabeça e a cabeça dói, esse é outro sinal de que você pode estar com secreção nas vias respiratórias altas.
O que é sinusite?
A sinusite é um quadro clínico que provoca inflamação nas mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. O quadro inflamatório pode ocorrer por alguns motivos, entre eles: infecções virais, como gripes e resfriados, que provocam aumento da produção de muco, dificultando a eliminação do conteúdo das cavidades; reações alérgicas, que provocam o inchaço do nariz e reduzem o espaço para saída das secreções; fumaça de cigarro, poluição ambiental ou irritantes químicos, que podem inflamar as mucosas; e, em casos mais raros, fungos ou bactérias.
Quais são os sintomas?
O principal sintoma da sinusite é a dor na região dos seios da face, que pode vir acompanhada de obstrução nasal, coriza, tosse noturna e mal-estar geral. Em casos mais graves, pode haver febre, dor de cabeça intensa e inchaço na face. O tratamento da sinusite pode variar de acordo com a causa da inflamação.
Como prevenir e tratar?
Uma dica que todo mundo pode fazer para evitar a sinusite é muito simples, gente. É lavagem nasal diária. A gente tem que, principalmente nos meses frios, nessa mudança de temperatura, mas sempre, na verdade, a gente tem que lavar as vias respiratórias. O nariz na gente é a porta de entrada de todos os agentes infecciosos, nariz e boca. Mas o nariz, principalmente, entre o vírus e bactérias. Com esse ar poluído que muitas cidades têm, a gente acaba produzindo muita secreção e essa secreção, quando contamina com as bactérias, ela fica espessa e dá todo esse quadro que a gente define como sinusite.
Lavar o nariz todo dia é super importante. Como a gente deve lavar o nariz? Simples, com soro fisiológico. Você pode usar umas linhas ou fisiológico ou um dispositivo que contém o soro fisiológico. Deixe do lado da sua escova de dente. Isso é muito importante. Tenha ou não tenha sintoma, todo dia, na hora que você vai escovar seus dentes lembre-se de limpar o nariz também. De manhã, limpe o nariz e à noite, antes de dormir limpe o nariz. Essa é a maior dica para a gente evitar a infecção das vias aéreas e principalmente evitar os sintomas desagradáveis da sinusite.
Não deixe de consultar um médico especialista em caso de necessidade. Cuide da sua saúde!
Fonte: SINUSITE – DICIONÁRIO DA SAÚDE por Dra Ana Escobar