Diagnóstico do Câncer de Próstata
Olá, agora vamos falar sobre o diagnóstico do câncer de próstata.
O câncer de próstata é o câncer mais comum dos órgãos sólidos do homem, cometendo quase um a cada cinco ou seis homens entre 40 e 80 anos. Portanto, é muito importante fazer a prevenção e visitar um urologista especializado.
Exames para diagnóstico
- Toque da próstata: o médico avalia se há algum caroço, se a próstata está mole, aumentada ou se há algum sinal de câncer de próstata.
- Exame de sangue: o exame PSA (antígeno prostático específico) tem várias indicações dependendo da idade, tamanho da próstata e sintomas. É importante que um especialista avalie o resultado.
- Ressonância magnética: pode ser feita quando há alguma dúvida, mas não é necessária para indicar uma biópsia de próstata.
A biópsia de próstata é indicada apenas quando alguns exames aparecem alterados. O procedimento é ambulatorial, feito com anestesia e tira alguns pedacinhos da próstata para analisar no microscópio pelo patologista.
Equilíbrio no diagnóstico
É importante ter um equilíbrio entre o diagnóstico e as complicações. Se indicar muitas biópsias precocemente, terá um índice de positividade muito baixo. Se esperar ter sintomas muito claros, o diagnóstico já pode ser tardio de casos mais avançados. Portanto, a avaliação deve ser individualizada.
Não há uma receita de bolo que vale para todo mundo e cada médico vai fazer seu diagnóstico de forma bem individualizada.
Fonte
Diagnóstico do Câncer de Próstata | Dr. Cassio Andreoni CRM 78.546 por Dr. Cassio Andreoni