Pular para o conteúdo

Descubra a cura para a Hepatite C com nossas dicas

Hepatite C – Prevenção e Diagnóstico

Olá, espero que você e seu filho estejam bem. Sabia que há um plano do governo baseado numa proposta da Organização Mundial da Saúde de que até 2030 a hepatite C deixe de ser um problema de saúde pública no Brasil?

Isso não significa erradicá-la de vez, para isso se necessário ter uma vacina e ainda não temos. Faço votos para que o plano dê certo, mas ao invés de me ater a ele, vou contar como você pode fazer para evitar ou diagnosticar esta doença que muita gente tem que nem desconfia.

Isso porque ela é transmitida pelo sangue e ser um possível candidato a seja portador da hepatite C quem:

  • recebeu a transfusão de sangue
  • fez alguma cirurgia
  • tem tatuagem
  • colocou piercing
  • compartilha alicate e manicura
  • faz sexo sem proteção
  • usa drogas injetáveis
  • além de ter mais de 40 anos

Uma vez no organismo, o vírus da hepatite C se instala no fígado. Ali ele se multiplica e destrói as células somáticas, provocando lesões no órgão de maneira silenciosa, até que ao longo dos anos elas podem culminar numa cirrose ou até mesmo num câncer.

Por isso, o maior desafio está no diagnóstico. Inicialmente, ele pode ser feito num teste rápido no SUS, que é o sistema de saúde complementar, usando uma pequena amostra de sangue num dispositivo descartável. Se der positivo, é preciso consultar um hepatologista com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Hepatologia, que vai solicitar exames laboratoriais para certificar do resultado e, se for o caso, iniciar o tratamento.

As medicações atuais apresentam um índice de cura que pode chegar a 100%, mas só se elas forem administradas assim que ficar constatado que a pessoa possui hepatite C. Afinal, o remédio impede que o vírus estrague o que ele pode ter causado no fígado e que pode perdurar para sempre, mesmo depois de curada. Aí pode ser, dependendo da intensidade na fibrose que foi produzido.

Faça o teste, é simples, é rápido e não dói. Não deixe de se cuidar.

Um abraço e até o próximo a enel

Fonte
Hepatite C: a cura está em suas mãos por Prof. Dr. Flair Carrilho