Pular para o conteúdo

Dengue: Sintomas e Agravantes – Informações Importantes

Dengue: sintomas e alerta para a forma hemorrágica

No fim de semana, uma pessoa morreu com suspeita de dengue no oeste do estado. Nossa equipe conversou com especialistas que falam sobre os sintomas da forma mais grave da doença, que é a dengue hemorrágica. A morte do professor Alysson Clã acendeu uma luz de alerta ainda mais forte em relação à dengue em Santa Catarina.

A suspeita de morte por dengue hemorrágica foi levantada e, em nota enviada à imprensa, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado informou que o Laboratório Central de Saúde Pública do estado de Santa Catarina (LACEN) recebeu ontem quatro amostras de sangue para a realização de diagnóstico laboratorial para dengue.

  • Os resultados até o momento não apontam para a conclusão definitiva do diagnóstico, sendo necessário o encaminhamento das amostras para o Instituto Adolfo Lutz de São Paulo, o laboratório de referência em saúde pública para Santa Catarina, para a realização de exames complementares.
  • A previsão é de que os resultados sejam divulgados na próxima semana.

Ainda ontem, uma equipe de epidemiologistas e um médico infectologista vieram para Chapecó para ajudar nas investigações sobre o caso e avaliar quais são as causas da morte e também quais são os fatores envolvidos.

Mas será que todo mundo sabe como é que funciona a dengue? É bom lembrar que a TV é toda hora estão alertando, né? A gente sabe que pode matar, então todo cuidado é pouco. E pelo jeito, muita gente não sabe mesmo como a doença se manifesta. E para esclarecer isso, fomos procurar algumas respostas.

O que é a dengue?

A dengue é uma doença febril aguda, que significa isso? Febre alta, 39-40 graus, muitas vezes de início súbito. A pessoa está bem e daqui a pouco aparece com o febrão e caracteristicamente dói muito o corpo, é dores musculares, dor de cabeça e essa dor de cabeça é mais intensa atrás dos olhos. Esses são os três sintomas principais da dengue.

A dengue é uma doença que dura sete dias e o quadro clínico dela, na maioria dos dias, apresenta febre. O que passa de sete dias, não é dengue. Então, todo mundo com dengue vai ter febre. A febre dá uma diminuída entre o terceiro e o quarto dia. Depois, ela volta e dura até o sétimo dia. E entre o terceiro e o quarto dia é que a gente precisa ficar mais atento aos sinais de alerta, que são a gente observa mais frequentemente que as complicações passam a acontecer mais ou menos nesse período. E a dengue pode ter agravantes que precisam ser levados como sinais de alerta.

  • Dor abdominal;
  • Vômitos que impeçam a pessoa de fazer a hidratação;
  • Tratamento da dengue é por hidratação vigorosa, então, água;
  • Alterações, por exemplo, a pessoa que está sentada vai se levantar e tem aquela sensação de pedir desmaio ou que desmaiei realmente, por pressão baixa, queda de pressão, alteração na consciência, agitação psicomotora, o mesmo coma.

Caso confirmado, esse será o primeiro caso de morte por dengue registrado em Santa Catarina. E a preocupação fica ainda maior se levar em conta os números que só crescem. No último boletim da dívida divulgado ainda na terça-feira passada, eram 1.050 pacientes confirmados.

Fonte
Dengue dura sete dias e pode ter agravantes. Entenda os sintomas por SCC SBT