Pular para o conteúdo

Curso EAD de Ultrassonografia do Abdômen com Dr. Raul Moreira Neto

Isso é importante porque, se pegarmos o pâncreas e o récemico de uma criança de cinco anos, ela provavelmente terá alguma doença. Mas, se for a mesma pessoa, ou seja, se for uma pessoa com 70 anos, essa mesma genialidade é normal. Então, temos que nos acostumar com as degenerescências normais do pâncreas.

Conforme vai passando a idade, a econômicidade aumenta também por aumento da gordura ou pancreatites. Então, algumas doenças que depois vamos falar nas aulas teóricas quais são aquelas que aumentam com a generosidade do punk também podemos pedir voto consciente para parar de respirar um pouco para o pâncreas parar de se mexer. Então, André, seu favor, pare de respirar um pouquinho.

Aqui, a gente consegue analisar melhor o órgão quando ele para de respirar. Então, aqui só vemos a pulsação. Poder respirar nonô. A maior parte das lesões do pâncreas são na cabeça dele. Então, os tumores malignos são localizados na cabeça. A gente tem que olhar a cabeça com mais atenção. O corpo do pâncreas segue até 11º meio aqui da veia esplênica anterior. E aí, a gente vê a causa do problema.

Então, o pâncreas analisado, vamos para o segundo órgão, que aqui é a horta abdominal. Para chegar na horta abdominal, a gente faz a gente pode continuar com a mesma quantidade de gel. A gente simplesmente vira o transdutor 90 graus e deixa ele longitudinal em relação à hora abdominal. Então, a gente sabe que pra esquerda da horta abdominal e para a direita talvez acabe o colo camos. Então, o transdutor, ou então aqui estamos no pâncreas, viramos 90 graus, já achamos aorta abdominal.

Na dúvida se essa aqui é a horta ou a veia cava, viramos para a esquerda. Não tem mais nada para lá. Então, essa é a hora. Se tirarmos para a direita, aqui vemos a veia cava. A pulsação da veia cava é muito diferente da horta. Continuamos com dúvida. Colocamos o Doppler colorido. Aqui vemos a pulsação da hora. Podemos colocar Doppler pulsado. O barulho da horta vai ser uma expulsão. Na veia cava, o doutor não é pulsado. Ele é contínuo, e o barulho é completamente diferente porque o sangue está retornando ao coração, não saindo dele.

A horta abdominal é importante em um exame abdominal de rotina. A gente não tem que estudar detalhes de placas ateromatosas, de quanto o que está causando estenose, de medida de complexo 20 mal, ou detalhes da aorta abdominal. A gente tem que estudar duas coisas básicas: dilatação aneurismas ou se tem conteúdo tipo placas que estejam causando realmente uma obstrução ou mesmo citar que existem placas ateromatosas dentro da aorta abdominal.

Começamos a horta desde a saída dela lá no coração e vamos baixar aqui só pra gente ter uma ideia que já o primeiro ramo da horta que é um tronco celíaco, artéria mesentérica superior.

Fonte: [EAD] Ultrassonografia do Abdômen – Dr. Raul Moreira Neto por Meddco Educação Contínua