Pular para o conteúdo

Cuidados essenciais com as mamas durante a gestação.


Olá, meu nome é Nazaré Brito, sou enfermeira, autora do livro “Cuidando do Bebê” e responsável pelo Disque Bebê. Nesse vídeo, vou falar sobre os cuidados com as mamas durante a gestação.
O melhor preparo durante a gestação é tomar sol para fortalecer a pele dos mamilos. Você pode fazer isso no período de 10 a 20 minutos durante o horário recomendado, que é até as 10 horas da manhã e após às 16 horas até as 4 horas da tarde. No horário de verão, você poderá tomar sol até as 11 horas, mas somente após às 17 horas até as 5 horas da tarde.
Uma coisa muito pouco prática e fora da realidade da maioria das mulheres, porque você vai ter que parar tudo o que está fazendo e ter um lugar com privacidade para poder expor suas mamas. Mas se você tomar sol durante toda a gestação e quando o seu bebê nascer e, ao formar, abocanhar no lugar errado, não fizer uma sucção eficiente e ficar muito tempo no seu peito, você vai ter um trauma millar, ou seja, seu mamilo vai se machucar. Isso mostra que não é o preparo que vai determinar se você vai ou não ter algum tipo de problema no aleitamento e sim o que vai acontecer com as mamadas após o nascimento do bebê.
Mas é importante você ter certos cuidados, como o uso constante de sutiã, tanto durante o dia e, se possível, à noite. Também vale lembrar que as mamas não têm musculatura, elas têm glândulas e o tecido adiposo, que é a gordura que fica entre as glândulas. Então, é importante sustentar as suas mamas num período em que elas vão se tornar volumosas e mais pesadas. O sutiã que eu indico é o sutiã usado no pós-operatório de cirurgia plástica. Ele não é bonito e largo e é grande. As alças são largas também. Ele não é bonito, mas cumpre um importante papel de sustentar suas mamas. Tenha cuidado de regular as alças do sutiã para levantar suas mamas, já que elas vão aumentar de volume e a pele também vai ficar.
Então, é importante usar um creme hidratante, mas somente na região das glândulas. Não use creme hidratante na área ela queressa (aréola) que é a região mais escura ao redor do mamilo, nem nos mamilos. Se em algum momento da gestação você sentir que a pele da aréola e dos mamilos está ficando ressecada, faça uso de uma pomada à base de lanolina. Use uma camada bem fina e somente quando isso for necessário.
Se você estiver fazendo uso das conchas entre as mamas e o sutiã, você tem que ter dois cuidados. O primeiro é não dormir com as conchas porque elas podem apertar os ductos da mama. O segundo é verificar se o fato da concha pressionar a sua mamilo está provocando a drenagem do colostro, deixando o meio da concha úmido. Isso não é bom, não é bom deixar seu mamilo no meio quente e úmido. Isso favorece o aparecimento de um fungo chamado cândida, mais conhecido como sapinho.
É importante também você saber o que não deve fazer. Você não deve passar nem hidratante e nem sabonete na região da aréola e dos mamilos. O sabonete resseca, o hidratante vai deixar a sua pele mais fina ainda. Também não é necessário fazer flexão na aréola dos mamilos com toalha ou xuxa vegetal. Isso mais prejudica do que ajuda. E também não faça nenhuma massagem e nem extração do colostro durante a gestação, porque o mesmo hormônio que é responsável pela produção do colostro é responsável também pela contração da musculatura uterina e isso não é indicado, principalmente para as mães que estão com risco de parto prematuro.
Como eu falei no início do vídeo, não é o preparo que vai determinar se você vai ou não ter algum tipo de problema no aleitamento materno e sim o que vai acontecer no pós-parto quando o bebê começa a mamar.
Se você gostou desse vídeo e acha que pode ajudar outras mães, curta, compartilhe e se inscreva no canal para conhecer e comprar um livro “Cuidando do Bebê”. Clique no link que está na descrição desse vídeo.
Espero que você e outros pais tenham felicidades!
Fonte: COMO CUIDAR DAS MAMAS NA GESTAÇÃO por Nazaré Brito