Pular para o conteúdo

Conheça o Lúpus Eritematoso: Sintomas, causas e tratamentos

Lúpus Eritematoso

O lúpus eritematoso é a designação para um conjunto de sintomas ou doenças agrupadas com manifestações clínicas distintas seguindo padrões de alta imunidade, portanto, uma doença auto-imune. Alguns pacientes apresentam manifestações sistêmicas que põem a vida em risco, enquanto outros com o mesmo processo de base manifestam apenas lesões na pele. Podemos considerá-los lúpus eritematoso como uma doença espectral, que quer dizer isso? Uma doença que varia desde lesões cutâneas ou lesões de pele discretas até manifestações sistêmicas graves como nefrite, vasculite e até a doença neurológica.

Embora ocorra em ambos os sexos, a incidência nas mulheres é nitidamente maior, chegando em alguns dados da literatura o acometimento de seis mulheres para cada homem. A maioria das mulheres acometidas encontra-se na faixa etária dos 30 anos de idade.

Causas do Lúpus Eritematoso

As causas do lúpus eritematoso não são bem conhecidas, mas sabe-se que há uma forte influência genética/hereditária. A partir da susceptibilidade, fatores externos como exposição solar que a radiação ultravioleta e outros fatores podem levar à formação desses alto anticorpos que por fim promovem inflamação dos diversos tecidos e órgãos envolvidos. Outros fatores envolvidos no processo de desenvolvimento do lúpus são tabagismo, o uso de certos medicamentos e até mesmo algumas viroses.

Tipos de Lúpus Eritematoso

De forma bem geral, podemos dividir o lúpus eritematoso em dois grupos: sem sistêmico, quando ele acomete diversos órgãos e inclusive a própria pele, e lúpus cutâneo, quando ele acomete apenas a pele. Cabe ressaltar então que essa divisão feita aqui está bem simplificada e serve apenas para facilitar o entendimento de quem estamos assistindo, pois existem muitas subdivisões e formas de classificação dentro dessa divisão que eu falei.

Manifestações Clínicas

As manifestações clínicas do lúpus são muito variadas, sendo a pele um dos órgãos mais acometidos. Por isso, muitas vezes, o paciente com lúpus procura primeiro o dermatologista para o tratamento. Levados em conta a prevenção dos fatores que estão envolvidos com seu surgimento e agravamento, como exposição solar e tabagismo, em muitos casos, fazer o uso de medicamentos capazes de bloquear esse processo inflamatório que pode provocar danos no organismo.

  • Os medicamentos utilizados para o tratamento do lúpus incluem:
    • Corticosteróides
    • Anti-maláricos
    • Imunobiológicos
  • Cada um com suas indicações de acordo com o tipo de lúpus e a gravidade de cada paciente.

Acreditamos que essa informação possa ajudar alguém. Se você considera importante assuntos como esses, curta, compartilhe, inscreva-se no nosso canal do youtube e no nosso instagram. Você também encontra informações relevantes sobre muitas doenças da pele em nosso site. Obrigado e até o próximo vídeo.

Fonte
Lúpus eritematoso sistêmico e cutâneo, doença autoimune muito importante! por igorcursi