Pular para o conteúdo

Como Prevenir e Tratar Úlcera de Córnea em Cães – Guia Completo.


E agora vamos falar sobre o mundo animal e entender porque algumas raças de cães e gatos são mais propensas a ter um sela de córnea. Isso irá nos dar mais informações a respeito disso é o doutor Sílvio no espaço pet. Confira:
A úlcera de córnea consiste em uma lesão na superfície do globo ocular. Você deve se incomodar quando cai um cisco do seu olho, mas com o cão é a mesma coisa, lembrando que é muito mais grave, pois o cão tem a tendência a coçar esse olho sem se preocupar com as lesões.
Algumas raças são mais propensas a ter o sela de córnea, como o pug, o buldogue, o boxer e outras raças com focinho curto. Entre os gatos, os da raça persa possuem também uma probabilidade muito maior de possuir o sela de córnea.
Um ponto importante que temos que observar é saber se o animal é um animal saudável, pois um cão ladovital é um cão que não consegue fechar as córneas completamente. Você pode observar isso quando o seu animal dorme. Ele dorme com os olhos abertos, causando o ressecamento da pálpebra e do globo ocular, causando irritação intensa.
O animal tende a realizar movimentos automáticos e sofrer traumas. As causas mais frequentes de úlcera de córnea são brigas ou traumas causados por produtos, como shampoos e sabonetes.
Lembrando que existem algumas patologias que podem causar a úlcera de córnea, como a herpes viral em gatos e a cinomose em cães. Se você quer saber se o seu cão está passando por alguma situação que foi dita aqui, leve-o imediatamente a um médico veterinário.
Fonte: ÚLCERA DE CORNEA EM CÃES 09 06 14 por Programa Referencial