Pular para o conteúdo

Câncer de Próstata: Sintomas e Opções de Tratamento

O Câncer de Próstata –

O câncer de próstata é o câncer mais comum do homem. Estima-se que um em cada seis homens terão câncer de próstata ao longo da vida. A próstata, em seu estado natural, é uma pequena glândula exclusiva do homem que fica situada imediatamente abaixo da bexiga e compõe o sistema reprodutor do homem, sendo responsável por produzir uma parte externa.

O câncer na próstata ocorre devido à proliferação desordenada de células atípicas, geralmente na periferia da glândula, que promove um efeito de massa. Pode invadir órgãos vizinhos e até promover metástases a distâncias, principalmente para o câncer de próstata, que não dá sintoma inicial. Quando os sintomas aparecem, dor para urinar, dor óssea e presença de sangue na urina, geralmente ele já se encontra em fase avançada da doença.

Fatores de risco

Os fatores de risco que mais se destacam são:

  • Idade dos pacientes, já que a maioria dos casos acontece após os 65 anos;
  • Fator genético, quem tem parentes de primeiro grau, dependendo do número de parentes acometidos da idade deles, o risco pode aumentar de duas a três vezes;
  • Fator racial, pessoas de raça negra têm uma chance maior uma maior propensão de desenvolver;
  • Obesidade atrelada ao sedentarismo.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que se faça um exame anual da próstata em todos os homens a partir dos 50 anos e, cinco anos antes, a partir dos 45 naqueles com fatores de risco. As duas ferramentas iniciais que nós temos para avaliação da próstata são o PSA, que é o marcador sanguíneo do câncer de próstata (lembrando que ele não é específico de câncer, podendo cursar com prostatite ou até hiperplasia benigna) e o exame digital da próstata, para que o popular toque retal, de igual importância do exame de sangue. Sendo que 20 por cento dos cânceres de próstata acontecem é normal é uma vez sustentável com câncer de próstata confirmada através de uma EO office realizada via retal e logo em seguida ele está adiado e uma série de exames bem definidos para poder quantificar a extensão da doença e qual o grau de agressividade da doença.

O tratamento é baseado de uma maneira individualizada e, muitas vezes, multimodal ou nos princípios da cirurgia, onde remove-se a próstata vesícula seminal ou a radioterapia, incluindo a braquiterapia que é o implante de sementes radioativas pela próstata, ou por mono terapia ou até quimioterapia, onde o uso de medicações antineoplásicas.

Não existe uma profilaxia definida bem estabelecida contra o câncer de próstata. O que se pede é o exame periódico da glândula, está em um mau controle do peso corporal, privilegiando dietas pobres em gordura animal e mais vegetais. A grande mensagem que fica é que 90 por cento dos cânceres de próstata são passíveis de cura desde que detectados precocemente e esse estado por si só já justifica todo o esforço do lojista no combate ao câncer de próstata.

Fonte
Câncer de Próstata – Sintomas e Tratamento por Sabin Diagnóstico e Saúde