Pular para o conteúdo

Câncer de próstata: sintomas, diagnóstico e tratamento. Saiba mais

Chances de cura do câncer de próstata

As chances de cura do câncer de próstata são diretamente ligadas ao estágio em que a doença foi descoberta, assim como o grau de agressividade daquela doença.

  • Câncer de próstata é um espectro que varia de uma forma menos agressiva de crescimento lento que poderia levar até 10, 20 e 30 anos para manifestar os sintomas.
  • Do outro lado, uma doença que se apresenta de forma agressiva, cresce muito rápido, tem poder de invadir e se infiltrar nos órgãos ao redor da próstata e assim como enviar metástases, ou seja, outros focos de doença como uma infecção e que pode acometer o corpo inteiro.

Dessa forma, quando combinamos esses dois cenários (o estágio em que a doença foi descoberta e a agressividade), o médico urologista ou oncologista é capaz de identificar qual é o tratamento que tem a maior chance de cura em cada caso.

Os tratamentos mais conhecidos para câncer de próstata passam desde a cirurgia, a radioterapia, a terapias hormonais e quimioterapia. Em muitas situações, é possível usar uma combinação desses métodos, por exemplo, cirurgia seguida de radioterapia, a radioterapia seguida de bloqueador hormonal, quimioterapia juntamente com bloqueador hormonal. Essa combinação vai depender exatamente de um dos fatores que vamos comentar.

Mas em termos práticos, para um homem que recebeu a doença, o diagnóstico precoce, ou seja, localizada na próstata e essa doença tem um caráter muito pouco agressivo, esse subgrupo de homens talvez não precise nem ser tratado. Existe um protocolo conhecido como vigilância ativa. Acreditamos que essa doença talvez nunca cresça, então pode ser simplesmente acompanhada.

Já para homens que apresentam um câncer de próstata em estágio metastático, as chances de cura, infelizmente, hoje não existem. Mas nós temos disponíveis uma série de modificações que bloqueiam o crescimento da doença. Esses tratamentos não são capazes de erradicar por completo todas as células do corpo, mas conseguimos controlar o crescimento dessas células por um tempo. O mais importante é o ressalto aqui é a prevenção, é o rastreamento precoce, é iniciar aos 50 anos de idade uma visita ao urologista ou oncologista fazendo rastreamento através de exames de sangue, assim como o exame físico que o exame de toque retal.

Além disso, hábitos de vida saudáveis e uma dieta balanceada são os segredos de uma vida equilibrada e com o menor risco de apresentar doenças severas como câncer e doenças cardiovasculares.

Mais uma vez, espero que essas informações tenham sido muito úteis. Compartilhe com seus amigos e familiares. Vamos juntos à batalha contra o câncer de próstata. Muito obrigado e até a próxima.

Fonte
Quais as chances de cura para o câncer de próstata? | Sintomas | Diagnóstico | Tratamento por Dr. Bruno Benigno – Urologista e Oncologista – SP