Câncer Colorretal: um alerta para a prevenção
O câncer colorretal é um dos tipos de câncer mais comuns no mundo inteiro, representando quase 10% dos casos. No Brasil, é o terceiro tipo de tumor mais comum nas mulheres, depois do câncer de mama, e nos homens, depois do câncer de próstata.
O grande problema do câncer colorretal é que ele geralmente se desenvolve sem sintomas. As pessoas só percebem quando já é um tumor grande ou está em fase de metástase. Isso ocorre porque a parte final do intestino grosso, onde o tumor se desenvolve, é uma cavidade grande e, portanto, o tumor pode crescer sem causar muitos sintomas.
Os sintomas que podem aparecer incluem:
- Dificuldade para evacuar
- Mudança no ritmo intestinal
- Sangue nas fezes
- Dor abdominal
Esses sintomas podem ser esporádicos e, muitas vezes, o corpo se adapta ao tumor, o que faz com que o câncer seja descoberto tardiamente.
O câncer colorretal começa a aumentar a incidência a partir dos 50 anos de idade, mas pessoas com história familiar de pólipos têm mais chance de desenvolvê-lo. Por isso, é importante que essas pessoas façam exames de rastreamento, como colonoscopia, para detectar o câncer precocemente.
Além da história familiar, outros fatores de risco para o câncer colorretal incluem:
- Cigarro
- Comidas ultra processadas, como salsichas e linguiças
- Doenças inflamatórias no trato gastrointestinal
Quando descoberto precocemente, o câncer colorretal tem cura e pode ser tratado com cirurgia para remover o tumor. Em casos mais avançados, pode ser necessária a quimioterapia.
Por isso, é importante ficar atento aos sintomas e fazer exames de rastreamento, principalmente se você tem histórico familiar de pólipos ou câncer colorretal. Cuide da sua saúde e previna-se!
Fonte
CÂNCER de CÓLON : conheça principais sintomas da doença e os exames para descobrir por Julio Pereira – Neurocirurgião