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Apraxia de Fala na Infância: Descubra como lidar com essa condição.

O ato de falar é surpreendente. A falha envolve nosso cérebro, boca, língua e mandíbula, os músculos ao redor dessas partes e os caminhos do cérebro até esses músculos. Descobrir como falar é o grande desafio para as crianças. A apraxia de falar na infância é um distúrbio motor que afeta a habilidade da criança em produzir e se credenciar o som da fala.

Ela sabe o que quer dizer, mas seu cérebro falha ao planejar a sequência de movimentos para produzir os sons que formam as palavras e frases. Uma a duas crianças a cada mil podem ter apraxia de fala. Muitas crianças em dificuldades no desenvolvimento da fala têm apagão. É importante que, ao avaliar uma criança, esse diagnóstico também seja levado em consideração. A apraxia de fala pode ser pura quando não está associada a outros fatores.

A criança com ataxia pode apresentar, entre outras características, um pobre repertório de vogais e consoantes. Os erros aumentam com o aumento da quantidade de sílabas das palavras. Há uma presença de alterações provocadas à falência gerada monótona. Um diagnóstico adequado e uma intervenção precoce são importantes para o tratamento, pois outros transtornos de fala também podem compartilhar algumas dessas características.

Procure um fonoaudiólogo que tenha experiência com crianças, trabalhe com desenvolvimento de fala, linguagem e conheça a apraxia de fala na infância para que ele faça o diagnóstico e a elaboração do plano de intervenção adequado.

Cada criança é única e pode precisar de um tratamento multidisciplinar que deve ser integrado e com objetivos claros. A apraxia pode ser causada por alguma infecção, doença ou trauma durante ou após o nascimento da criança. Nesta categoria estão incluídas aquelas coisas que, de fato, tenham chaves positivas em exames, como ressonância.

As crianças incluídas na categoria da apraxia atáxica têm níveis de gravidade, podendo manifestar-se de maneira diferente entre uma criança e outra. Ela pode ser leve, moderada ou severa.

A criança precisa se sentir acolhida e aceita. Não pressione a criança para falar. A criança com ataxia apresenta uma desorganização, por isso estabelecer rotinas, cuidar do ambiente familiar, determinar limites e regras em casa são importantes. Invista também em formas de comunicação complementares ou alternativas. Isso não inibe o grau de envolvimento da fala da criança.

Os familiares, amigos e professores devem buscar orientações para que haja suporte às necessidades comunicativas da criança. O treino em casa é muito importante para que haja memorização do plano motor e consequente automatização da fala. A terapia fonoaudiológica adequada com suporte da família e da escola é fundamental para que as crianças com apraxia possam e terão progresso na habilidade da fala.

Visite o site da Apraxia e conheça também nosso clube criado no Facebook para troca de experiências e informações sobre o diagnóstico. Toda criança deseja ter uma voz. Vamos usá-la a favor das crianças contra a apraxia.

Fonte: APRAXIA DE FALA NA INFÂNCIA – O ATO DE FALAR É SURPREENDENTE por Apraxia de Fala na Infância – ABRAPRAXIA