E aí, você sabe o que a luxação acrômio clavicular significa? Luxação de uma articulação significa que ela saiu do lugar, ou seja, a gente deslocou a articulação. Acromioclavicular é a articulação aqui da pontinha no ombro, quando a gente vai perdendo a clavícula, lá na lateral. Ela termina com uma pequena mudança de nível, essa é a articulação acromioclavicular. Depois dela, esse outro osso é o acrômio, que é uma parte da escápula.
No caso da luxação, quando uma articulação desloca, existe sempre a ruptura de ligamentos e lesão de alguns ligamentos, porque os ligamentos são os responsáveis por manter a estabilidade de uma articulação.Para a articulação acromioclavicular, o que mantém a estabilidade são os ligamentos entre a clavícula e o acrômio, ou seja, os ligamentos acromioclaviculares, e principalmente os ligamentos entre o acrômio e a clavícula.
Nesse sentido, com esses dois grupos de estrutura, a gente consegue fazer os movimentos do ombro com bastante harmonia. A gente consegue subir o braço, girar ou pegar um peso, e a articulação continua sempre com uma boa relação entre esses dois ossos.
Quando a gente sofre uma queda ou trauma no ombro, bem nessa região onde tem a articulação acromioclavicular ou na parte posterior do ombro, pode acontecer de romper os ligamentos e a clavícula vir para cima da pessoa. A gente examinando consegue observar uma assimetria entre os dois lados, às vezes até é possível observar uma coisa que a gente chama de sinal da tecla na pontinha da clavícula.
Esse problema na clavícula é bastante rígido nessa parte, apesar de ter movimentos possíveis em relação à escápula. O tratamento que a gente faz na lesão acromioclavicular depende muito de qual lesão a gente teve. Quando a gente tem só uma lesão de alguns ligamentos e outros permanecem íntegros, a gente pode tratar com o fortalecimento da articulação e analgesia, ou seja, tentar tirar a dor do paciente. Já quando acontece uma lesão maior nos ligamentos em volta do ombro ou seja, os ligamentos coracoclaviculares e acromioclaviculares, são usados por completo, dificilmente sem uma reconstrução cirúrgica a gente vai atingir uma boa função sem dor para o futuro.
Então, a recomendação é, para quando a lesão é completa, quando a gente tem lesão de todos os ligamentos e então a gente observa uma descontinuidade da clavícula em relação ao acrômio, isso é uma deformidade visível, é assimétrico entre os dois lados, existe uma impotência funcional é difícil de fazer força com esse ombro. A gente tem uma luxação acromioclavicular completa e nesses casos, a gente indica o tratamento cirúrgico na maioria das vezes.
Espero ter ajudado a entender um pouquinho mais sobre esse problema, a luxação acromioclavicular. Até o próximo vídeo!
Fonte: LUXAÇÃO ACROMIOCLAVICULAR? Bateu o ombro e ficou com dor? por Ortopedia de Ombro e Cotovelo por Guilherme Noffs