Pular para o conteúdo


Qual é o remédio clonazepam e para que serve?



Qual é o remédio clonazepam e para que serve?

O que é clonazepam?

O clonazepam é um medicamento da classe dos benzodiazepínicos, que atuam no sistema nervoso central, produzindo efeitos sedativos, relaxantes musculares, ansiolíticos e anticonvulsivantes. Ele é comercializado com os nomes comerciais de Rivotril, Klonopin e Antelepsin.

Indicações do clonazepam

  • Transtornos de ansiedade, como síndrome do pânico, ansiedade generalizada e fobias;
  • Distúrbios do sono, como insônia e síndrome das pernas inquietas;
  • Transtornos convulsivos, como epilepsia e convulsões febris;
  • Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC);
  • Transtornos psicóticos, como esquizofrenia e transtorno bipolar.

Posologia do clonazepam

A dosagem do clonazepam deve ser individualizada para cada paciente, levando em consideração a idade, peso, doenças associadas e outros medicamentos em uso. Em geral, as doses inicias são de 0,5 a 1 mg por dia, divididas em duas ou três vezes, e podem ser aumentadas gradualmente até a dose máxima de 20 mg por dia.

Efeitos colaterais do clonazepam

Como todos os medicamentos, o clonazepam pode causar efeitos colaterais, que variam de pessoa para pessoa. Alguns dos efeitos colaterais mais comuns incluem sonolência, tontura, fraqueza muscular, confusão mental, depressão e alterações de humor. Em casos mais graves, ele pode causar reações alérgicas, icterícia, trombocitopenia e anemia hemolítica.

Contraindicações do clonazepam

O clonazepam não deve ser usado em pacientes com hipersensibilidade aos benzodiazepínicos, miastenia gravis, insuficiência respiratória grave, insuficiência hepática grave ou apneia do sono. Ele também não é recomendado para mulheres grávidas ou em fase de amamentação, pois pode causar danos ao feto ou ao bebê.